Unidade web - 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://variacaolinguisticagge.blogspot.com/p/blog-page.html

No diálogo mostrado na tirinha de Maurício de Sousa, a resposta de Chico Bento ( rapé bate no tuiuiú?") demonstra que o personagem desconhece a língua inglesa, e por esse motivo repete o que entendeu usando o vocabulário por ele utilizado. Assim, podemos afirmar que:
Resposta
a.
A tirinha apresenta duas variedades linguísticas,a norma coloquial e a norma de espaço físico. A norma coloquial pode ser encontrada na fala tava cantando", na qual se lê uma forma cotidiana de expressão oral; a norma do espaço físico encontra-se na fala de Chico Bento ( rapé bate no tuiuiú"), pois o personagem tenta associar palavras em Inglês, com as palavras que constituem sua realidade.
b.
A tirinha apresenta como variedade linguísticaa norma coloquial. A norma coloquial pode ser encontrada na fala tava cantando", na qual se lê uma forma cotidiana de expressão oral e a na fala de Chico Bento ( rapé bate no tuiuiú"), que associa palavras coloquiais do Inglês, com as palavras de sua realidade.
c.
A tirinha apresenta a variedade linguística situacional, na qual os dois personagens adaptam su linguagem à situaçãocomunicacional vivida naquele momento, isto é, na fala tava cantando", é possível identificar uma situação formal e na fala de Chico Bento ( rapé bate no tuiuiú") encontramos uma tentativa de informalizar o discurso do interlocutor.
d.
A tirinha apresenta duas variedades linguísticas, a norma padrão e a variedade situacional. A norma padrão pode ser encontrada na fala tava cantando", na qual se observauma forma correta de expressão oral; a variedade situacional encontra-se na fala de Chico Bento ( rapé bate no tuiuiú"), pois o personagem tenta associar palavras em Inglês, adaptando-as à situação momentânea.
e.
A tirinha apresenta como variedade linguística a norma da faixa etária. Considerando a idade dos personagens, identificam-se aspectos semelhantes na expressão oral de ambos: na falatava cantando", observa-se uma forma gramatical incorreta e na fala rapé bate no tuiuiú", encontra-se também um erro gramatical típico do linguagem jovem.
0,2 pontos
Pergunta 2

Há variações no emprego da língua pelas pessoas que têm acesso à escolaridade e pelas pessoas privadas a esse acesso, criando dessa maneira, duas modalidades de língua: a modalidade culta (formal) e a modalidadecoloquial (informal). Observe:

Pronominais

Oswald de Andrade

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro

Assim, é correto dizer que:
Resposta
a.
em rigor, ninguém comete erro em língua, exceto nos casos de ortografia. O que normalmentese comete são transgressões da Norma Culta. De fato, aquele que, num momento íntimo do discurso, diz: Ninguém deixou ele falar , não comete propriamente erro; na verdade, transgride a Norma Culta.
b.
o falante pode usar a língua e suas leis combinatórias como bem entender, não se importando com o contexto.
c.
em rigor, o falante erra quando transgride a Norma Culta, pois a linguagemformal deve ser sempre privilegiada na comunicação.
d.
em rigor, todo mundo comete erro em língua, pois o que normalmente se comete são transgressões da Norma Culta. De fato, aquele que, num momento íntimo do discurso, diz: Ninguém deixou ele falar , não comete propriamente erro; na verdade, transgride a Norma Culta.
e.
em rigor, todo mundo comete erro em língua, pois aquele que, num momentoíntimo do discurso, diz: Ninguém deixou ele falar , na verdade, não transgride a Norma Culta.
0,2 pontos
Pergunta 3

"Ali, por entre a folhagem, distinguiam-se as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar na sombra dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha, ferida pela luz do sol. Era uma...
tracking img