Unidade web 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos

Leia os textos:

Texto 1
Serra e Dilma mantêm empate

José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) permanecem empatados na corrida presidencial, mostra o Datafolha. O tucano tem agora 39%. A petista oscilou para 38%. Como a diferença está na margem de erro da pesquisa -de dois pontos percentuais - há empate técnico entre Serra e Dilma. Marina Silva (PV) está com10%.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/
Acesso em 2 de julho de 2010 às 01h35.

Texto 2
Ueba! Abre a boca, Galvão
E desculpe o trocadilho, mas hoje a gente Holanda pra frente ou Holanda pra trás?
BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! Direto da Cópula do Mundo! Rumo ao Équissa!
É hoje! Me segura que eu vou ter um calipso cardaico! Vou morrer de morte súbita!
Vamos chupar dez laranjasmecânicas! Um amigo me disse que hoje ele vai comer uma torta holandesa e DEZ HOLANDESAS TORTAS! Rarará!
Acorda! Que lá vem o Galvão com cara de pão na chapa! O duro de o jogo ser às 11h é acordar com o Galvão. Melhor acordar que dormir com o Galvão. Rarará!
E sabe por que Portugal voltou pra casa? Pro Cristiano Ronaldo se depilar! Rarará.
Brasil contra Holanda. O grande perigo desse jogo é o bolão daAna Maria Braga. Os dez primeiros que acertarem o placar ganham um livro DA AUTORIA DELA! Socorro! O bolão da Ana Maria Braga é mais perigoso que o Robben!
José Simão
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esport ... 201040.htm - Adaptado

Para decidir se um texto é literário ou não, é necessário avaliar a linguagem utilizada. Nos textos 1 e 2, observamos:
Resposta
Resposta Selecionada: b.Características mais denotativas no primeiro e conotativas no segundo.
Resposta Correta: b.
Características mais denotativas no primeiro e conotativas no segundo.
Feedback da resposta:
Resposta Correta: Quando escrevemos ou falamos, valemo-nos do significado das palavras para expressar nossas ideias. Se quisermos ser objetivos no que redigimos ou falamos, precisamos utilizar uma linguagemdenotativa, cujo significado real está no dicionário. É a palavra empregada na sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária. Agora, se quisermos evocar idéias através da emoção ou subjetividade, temos a conotação, que corresponde a uma transferência do significado usual para um sentido figurado. Portanto, a alternativa correta é: Características mais denotativasno primeiro e conotativas no segundo.
Pergunta 2
0 em 0,2 pontos

Numa época em que a internet e demais inovações de tecnologia da informação e comunicação provocam mudanças na dinâmica comunicacional na esfera profissional, é preciso lançar um novo olhar sobre a produção textual, direcionado ao contexto profissional.

Assim:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
na esfera empresarial,constata-se que os atuais modos de comunicar passam por um processo de virtualização. Contudo, o advento de tecnologias voltadas à comunicação e à informação não possibilitou uma manifestação textual pautada na rapidez, objetividade, clareza, relevância e criatividade.
Resposta Correta: b.
os gêneros textuais, mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais que por suaspeculiaridades linguísticas e estruturais, como eventos comunicativos altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos, surgem emparelhados às necessidades e atividades socioculturais bem como na relação com inovações tecnológicas.
Feedback da resposta:
Como estudado, todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender,portanto, que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana. Logo, a única alternativa coerente é: os gêneros textuais, mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais, como eventos comunicativos altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos, surgem emparelhados às necessidades e...
tracking img