O cinismo da reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Educação Ambiental

IFRJ

2012

O CINISMO DA RECICLAGEM

ROTEIRO
Introdução Reducionismo Ambientalismo: “Oficial x Alternativo” Consumismo Obsolescência planejada Os 3 R’s Frugalidade, pavor da industria do consumo Reciclagem O cinismo! Conclusão

INTRODUÇÃO
“A questão do lixo vem sendo apontada pelos ambientalistas como um dos mais graves problemas ambientais urbanosda atualidade, a ponto de ter-se tornado objeto de proposições técnicas para seu enfrentamento e alvo privilegiado de programas de educação ambiental na escola brasileira. A compreensão da necessidade do gerenciamento integrado dos resíduos sólidos propiciou a formulação da chamada Política ou Pedagogia dos 3R's, que inspira técnica e pedagogicamente os meios de enfrentamento da questão do lixo.”Diante desta questão tão importante e complexa, vamos focar os diversos aspectos e interesses envolvidos na problemática do consumismo exagerado, os problemas ambientais gerados e as soluções mágicas apresentadas pela industria e pelos governos com suas economias sustentadas no consumo.

REDUCIONISMO
Os programas de educação ambiental nas escolas restringem-se apenas a coleta seletiva delixo, a chamada “reciclagem”, onde há o incentivo a separação do lixo orgânico do chamado lixo reciclável, em particular a latinha de alumínio. Este tipo de “educação ambiental” possui uma visão simplória das questões ambientais, mais preocupada com a promoção de uma mudança comportamental sobre a técnica da disposição domiciliar do lixo (coleta convencional x coleta seletiva) do que com a reflexãosobre a mudança dos valores culturais que sustentam o estilo de produção e consumo da sociedade moderna.

AMBIENTALISMO
Discurso oficial x Discurso alternativo
OFICIAL: Discurso ecológico ambiental governamental, representante da ideologia hegemônica (conformidade e adequação aos valores e às normas sociais instituídos, ao invés do questionamento crítico e do inconformismo), encarregado demanter os valores culturais instituídos na sociedade, atendendo aos objetivos empresariais da cultura do consumo como sinônimo de bem-estar e felicidade. Possui uma visão reducionista a respeito dos impactos ambientais gerados pelo lixo resultante do consumo exagerado.

AMBIENTALISMO
Discurso oficial x Discurso alternativo
ALTERNATIVO: Discurso ecológico ambiental de oposição à ideologiahegemônica, com sentido amplo, encarregado de disseminar valores subversivos à ordem social e econômica instituída. Para o discurso ecológico alternativo, a questão do lixo é um problema de ordem cultural e, assim, ele situa a cultura do consumismo como um dos principais alvos da crítica à sociedade moderna.

CONSUMISMO
“Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade econsciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.”

Por Gabriela Cabral Equipe Brasil Escola.com

CONSUMISMO
“O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoasa gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.”

Por Gabriela Cabral Equipe Brasil Escola.com

CONSUMISMO
“As conseqüências ruins ao consumista são: processos de alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo dedegradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro (CONSUMIR). É mais comum nas mulheres, tomando uma proporção de quatro por um). Além disso, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a geração de grande quantidade de lixo.”
Por...
tracking img