Sped

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO 2
1. Justificativa da escolha do tema 2
2. Objetivos 3
3. Problematização 3
4. Hipótese 3

II. METODOLOGIA DA PESQUISA 4
1. Objetivo do estudo 4
2. Tipo de pesquisa 4
3. Os sujeitos da pesquisa 4
4. A amostra 4
5. As técnicas de coletas de dados 5
6. O pré-teste 5

III. O CRONOGRAMA DA PESQUISA 6

IV. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PRELIMINARES 7₁ Receita Federal do Brasil

I. INTRODUÇÃO
O presente estudo analisa o comportamento das empresas em relação às exigências do novo Sistema Publico de Escrituração Digital mais conhecido como “SPED”, homologado através do Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007.
₁“Consiste em auxiliar a simplificação das obrigações acessórias hoje apresentadas pelos contribuintes é a modernização doatual sistemática, pois utiliza de certificação Digital afim de a legitimidade das informações garantindo assim sua validade jurídica perante os órgãos e seus principais objetivos são (1) Promover a integração dos FISCOS, padronizando o compartilhamento das informações contábeis e fiscais (2) Racionalizarem e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, estabelecendo um único tipo detransmissão para diversas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores (3) Tornar mais fácil a identificação de sonegadores, com a melhoria da tecnologia a rapidez nos acessos a informações vai ocorrer um fiscalização mais efetiva das operações com as diversas ferramentas disponíveis com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica (4) Redução de custo para o contribuintes (5) Reduzo impacto ambiental, visto que não serão necessário a impressão de tantos papeis.”

O sistema tem hoje como pilar em funcionamento 4 grandes projetos são eles: (1) Nota Fiscal Eletrônica (2) Escrituração Contábil Digital (3) Escrituração Fiscal Digital e (4) EFD Contribuições.
1. Justificativa da escolha do tema
O tema se torna relevante para todas as organizações que estão obrigadas aatender tais exigências dos fiscos Municipais, Estaduais e Federais tendo em vista que hoje são mais de 170 obrigações acessórias a ser cumpridas (BRITO, 2009) e que variam conforme o ramo de atividade.
Segundo pesquisa publicada na Revista FENACON julho-agosto 2012 com empresas dos segmentos contábeis somente 4,8% das empresas contábeis não tiveram que investir em troca de soluções em softwares egasto com treinamento para seus funcionários. A mesma pesquisa mostra que 50% dos arquivos do SPED foram entregues nos prazos, porém com erros e terão que ser retificados. E ainda mais preocupante: apenas 12 % desses arquivos não requer correção por parte das empresas, 7 % dos arquivos não foram entregues no prazo (sujeitos a multas) e 48 % das empresas entende que o SPED é uma ferramenta de altacomplexidade sendo que a maioria delas entende que a EFD Contribuições é o projeto do SPED que apresenta maior dificuldade.
2. Objetivos
O objetivo geral do trabalho é descrever como as empresas e escritórios contábeis se prepararam para atender novas exigências do Fisco por meio do SPED.
Tem-se como objetivos específicos:
a) Pesquisar, analisar e comentar a literatura sobre o tema;
b)Identificar as práticas adotadas pelas organizações para atender as exigências do SPED;
c) Demonstrar o comportamento dos professionais contabilistas para se atualizarem a respeito do assunto;
d) Verificar a complexidade do sistema tributário brasileiro.
3. Problematização
Em razão desse cenário, coloca-se como problema de pesquisa a questão abaixo:
- Como as empresas e escritórios contábeis sepreparam para atender as exigências do SPED e qual será o impacto de sua implantação?
4. Hipótese
Com o advento do Sistema Publico de Escrituração Digital (SPED) (1) As empresas e profissionais não conseguirão se qualificar para a entrega das declarações (2) A Receita Federal do Brasil (RFB), terá maior facilidade em cruzar os dados informados através das declarações do SPED. (3) As organizações...
tracking img