Unhas encravadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No âmbito da disciplina de Saúde, no módulo 3, coube-me a mim falar sobre: “Unhas encravadas”.
Neste trabalho vou inicialmente definir o que é uma unha encravada, o porquê/causas de issoacontecer, o seu tratamento, os sintomas que originam e a forma como se pode prevenir.
A unha encravada é uma doença comum da unha que poderá ser causada por uma simples gesto: usar calçadoapertado.
Unhas encravadas

Técnico Auxiliar de Saúde/Saúde

Bibliografia:
http://diariodebiologia.com/2010/08/o-que-causa-unha-encravada/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Onicocriptose
Fig.3- Comoprevenir a unha encravada
Prevenção
A maneira correta de cortar as unhas é aparar apenas a borda anterior da placa ungueal (unha) e jamais cortar suas bordas laterais. Se as bordas laterais foremdeformadas, as irregularidades criadas pelo corte incorreto associadas à pressão do sapato, ao peso corpo e ao sentido do crescimento da unha farão com que haja lesão da pele circunvizinha. Deve-se evitartambém cortar as unhas muito curtas, deixá-las retas em sua borda anterior, não tentar "arredondar" o corte em direção às bordas laterais.

Conclusão
Em suma da pesquisa para este trabalho concluique a unha encravada é uma doença causada por gestos simples do dia-a-dia, como cortar as unhas de forma errada.
Em forma de curiosidade, na pesquisa realizada descobri que é importante lavar ospés todos os dias especialmente, á noite e deixar os pés respirar, ou seja não calçar meias, par desta forma os pés e unhas conseguirem respirar e assim libertarem as bactérias que possam ter acumulado,através das mas e calçado usado durante o dia.

Definição
Unha encravada, é uma dor ou inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente, enterrando-a ao seuredor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha e, como esta é mais dura e não pára de crescer, ela adentra a pele.

Tratamentos
É fundamental consultar um podologista....
tracking img