Resenha peter drucker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O melhor de Peter Drucker – Resenha



Introdução


A obra de Peter Drucker aborda o trabalhador do ponto de vista do conhecimento associado a ele, ou seja, sobre como ele pode utilizar o conhecimento, em vez da força física, para determinar seu caminho através das organizações e tirar o melhor proveito e desempenho em suas atividades. É o fim do generalista e o e o início doespecializado. Recursos humanos produtivos conduz à vantagem competitiva da organização.Os trabalhadores de conhecimento cada vez mais determinam o formato de organizações empregadoras e bem sucedidas. A sociedade será formada por organizações onde o conhecimento é o recurso básico.

Resumo


Com a evolução da sociedade através dos tempos, presenciamos diversas alterações na maneira como o trabalhador serelaciona com o seu trabalho. Durante a primeira transformação das relações trabalhador trabalho, o conhecimento que era a arte de fazer, algo que nasce com o trabalhador, passa ser algo que pode ser ensinado, transmitido para gerações. Acaba o trabalho artesanal e inicia-se o trabalho de produção. Tem início a Revolução industrial. A rapidez das mudanças técnicas criou a demanda pelo capital,muito além do que o artesão poderia suprir, dai o surgimento das fábricas, local onde se concentrava a produção. O capital conduz à propriedade. A fábrica gerou um número cada vez maior de proletários que dependiam cada vez mais dos “meios de produção”. Em 1881, um americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915), propõe que o conhecimento passe a ser aplicado ao estudo, análise e a engenharia dotrabalho, dando origem a Revolução da produtividade, cujo o objetivo era tornar o trabalhador produtivo para que pudesse ser remunerado dignamente. A aplicação do conhecimento ao trabalho levou a um aumento de produtividade. Hoje trabalha-se menos e produz-se muito mais.

Quando o conhecimento passa a ser aplicado ao conhecimento, como forma de melhorar ainda mais a produção, tem início aRevolução da Administração. A administração não consiste somente de administração de empresas, é a função genérica de todas as organizações, qualquer que seja sua missão específica. Há alguns anos atrás a administração representava posição e poder. Hoje o administrador é visto como alguém que é responsável pela aplicação e execução do conhecimento. Passamos do conhecimento no singular para conhecimentos noplural. O conhecimento é a informação que se efetiva em ação, é a informação focalizada nos resultados.

O conhecimento especializado em si não produz nada. Para se tornar produtivo é necessário estar ligado a uma tarefa que nos leva às organizações. O objetivo e a função de toda organização, comercial ou não, é a integração de conhecimentos especializados em uma tarefa comum. A organizaçãoprecisa estar sempre preparada para as mudanças( produtos, serviços, processos, habilidades, relações humanas e sociais, etc.), pois essa é a única certeza no mercado. Na sociedade das organizações, é seguro supor que aquele que tiver qualquer conhecimento terá de adquirir novos conhecimentos a cada quatro ou cinco anos ou ficará obsoleto. Toda organização deve se dedicar a criar o novo, aprimorar-se(kaizen em japonês). O objetivo do kaisen é aprimorar um produto ou serviço de modo que este se torne um produto ou serviço realmente diferente em dois ou três anos. Toda organização terá de aprender a explorar seu conhecimento, ou seja, desenvolver a próxima geração de aplicações. Finalmente toda organização terá de aprender a inovar.

O trabalhador de conhecimento acrescenta o conhecimento aotrabalho, é algo que ele possui e não pode ser tirado dele. Há tempos atrás a máquina dizia ao trabalhador o que fazer, atualmente o trabalhador é quem dá as orientações a maquina. O contracheque não garante mais a fidelidade do trabalhador de conhecimento. A organização deve ganhar a fidelidade dos funcionários oferecendo oportunidades excepcionais para empregá-los.

A explosão da...
tracking img