Uma sociedade diferente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fábio Fetter

Uma sociedade diferente
No texto a fazenda da utopia, o autor João Gabriel de Lima descreve uma sociedade numa fazenda no interior de São Paulo, onde todostrabalham em atividades que gostam, e serviços de utilidade pública são gratuitos, idealizada e criada pelo imigrante japonês Issamu Yuba seguindo as ideias do filósofo Jean-JacquesRousseau.
Essas ideias eram basicamente o cultivo da terra e da arte, o que era seguido em Yuba, onde os lavradores trabalhavam durante o dia no campo e a noite se reuniam paraatividades artísticas.
Outro ponto interessante era que não havia dinheiro, todos trabalhavam para o sustento da fazenda, o único dinheiro que era arrecadado com a venda daprodução das lavouras era reinvestido nas mesmas e em setores de educação, saúde e entretenimento.
Não havendo dinheiro, consequentemente não havia comércio, os habitantes faziamo que gostavam prestando o seu serviço para a comunidade, isso poderia trazer problemas caso alguém não tivesse a intenção de trabalhar.
Indo na contramão do resto do mundomuitos da geração mais jovem resolveram sair de Yuba e ir para a cidade grande, trocando a vida primitiva que era levada na fazenda, mas assim como há quem foi embora, há novosmoradores que vieram de fora.
Os que permanecem e os que chegaram mantem o pensamento de trabalhar no que se tem vontade e principalmente em desenvolver suas aptidões artísticas,essas reconhecidas por grandes nomes do meio e até com apresentações no exterior.
Além de atrair artistas, a localidade abriga alguns que se sentiam deslocados em seus antigoslugares de origem, criando uma segunda geração de moradores da fazenda.
Geração essa que convive harmoniosamente com os antigos e os nativos habitantes da tão peculiar Yuba.
tracking img