Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMILE DURKHEIM
UMA VISÃO GLOBAL NO SISTEMA DE ENSINO


Cada dia mais a educação têm sido analisados por diversos meios de comunicação, meios pelos quais refletem a um amplo conjunto deinfluências ao qual cada indivíduo visualiza de uma forma distinta conforme suas interpretações pessoais.
A função da escola dentro da sociedade é bem complexa, pois segundo Emile Durkheim ela exerce umconjunto de caracteres que constitui o processo educacional que deverá ocorrer por uma influência específica para formação dos indivíduos, que é responsável pela transmissão das normas a serem seguidas nasociedade, pois poderemos ser educados para seguirmos as regras, ajudando a manter a ordem social.
A educação desenvolve um processo de coerção social ao qual institui princípios básicos para aconcretização da moral da sociedade em que os indivíduos são instituídos a seguirem caminhos e normas que servem como instrumentos para a manutenção da ordem social.
O autor Emile Durkheim relata que osindivíduos passam por um processo de fato social pelo qual o sistema educacional este intimamente ligado com a formação e a educação de cada indivíduo para que os mesmos possam aprender a conviver emsuas sociedades.
Segundo Durkheim, os fatos sociais possuem três características marcantes, que os fazem bem diferentes dessas opiniões. Fato social é tudo aquilo que é coercitivo, que é exterior e queesteja generalizado (BATTINI, 2009, p.69).

É importante ressaltar que:
...os fatos sociais são aqueles que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras dasociedade em que vivem. Já que exercem força, a vontade e a escolha individuais ficam em segundo plano. Essa coerção social, no entanto, nem sempre se manifesta por meio da utilização da força. Segundo oteórico, ela também pode ocorrer por meio da interiorização de determinadas regras e práticas que fazemos em nosso dia-a-dia, e nem sequer consideramos que sejam socialmente constituídas; ao...
tracking img