Uma proposta de um modelo de ensino à distância para complementar o processo do ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo freqüentado o ambiente universitário como aluno nos últimos anos, observamos que em muitas situações os alunos tem a sensação de receberem apenas brevesexplicações sobre os assuntos relacionados às matérias de seus cursos e logo em seguida serem cobrados em provas. Não é o objetivo desta monografia questionar se isto écorreto ou não, mas procuramos criar alternativas para auxiliar o aluno em seu processo de aprendizagem, e em especial na sua forma de se preparar para as provas.
Éneste sentido que imaginamos que um sistema de e-learning ou Ensino a Distância EAD, caminhando lado a lado com o curso presencial do aluno possa ser de extremautilidade.
Em nossa revisão literária encontramos diversos materiais sobre EAD e sobre pedagogia, mas até o presente momento não encontramos alguém que proponha um modeloespecífico.
No artigo Plataforma Interativa para Internet (PII): Uma Proposta de Pesquisa-Ação a Distância para Professores, foi concluído que há uma tendência por ummodelo único e fechado, em que professores incluídos como coadjuvantes conteudistas e não sujeitos do processo de transformação educacional em curso. Mas também nãoquerendo dizer que esta tendência é a única, pois existe uma corrente oposta que acredita que a participação e interação do professor no EAD pode ser ainda maior doque no ensino presencial.
Já o artigo O E-Learning Como Instrumento de Educação Corporativa: Um Estudo de Caso. É mostrado o cenário do mundo corporativo, bemdiferente do acadêmico, onde o objetivo é a transmissão de conhecimento rapidamente a um custo acessível independente das barreiras geográficas que podem ser encontradas.
tracking img