Uma postura interdisciplinar no ensino de língua inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

FACULDADE DELTA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

LUIZA ELIZABETH DE CASTRO

UMA POSTURA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

GOIÂNIA 2011

2

LUIZA ELIZABETH DE CASTRO

UMA POSTURA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pós-Graduação em Docência Universitária, como requisito parcial para obtenção dotítulo de Especialista em Docência Universitária. Área de concentração: Curso de Design de Interiores da Faculdade Cambury Linha de pesquisa: Processos de ensino-aprendizagem de L.E. Orientador: Prof. Ms. Elias Pascoal.

GOIÂNIA – GOIÁS 2011

3

AGRADECIMENTOS

Na realização deste trabalho, tive o imenso privilégio e prazer de contar com a ajuda, contribuição e apoio de diversas pessoas.Primeiramente, agradeço a Deus pelo dom da vida, a oportunidade de realizar este projeto, a chance de aprofundar meus conhecimentos em educação e ensino e aprendizagem em língua estrangeira. À minha família, minha mãe Aparecida das Graças, minha irmã Paula Roberta e minha madrinha Edina, que sempre estiveram ao meu lado me dando força e não deixando que eu fraquejasse. Muito obrigada. Com a mesmaemoção, quero imensamente agradecer a todos os companheiros e colegas de sala, tenho certeza que crescemos e aprendemos muito juntos. Em especial, quero agradecer a dois grandes colegas: Dom Orvandil, que sempre levantava discussões calorosas e de grande valor, mostrando que as diferenças devem nos unir ao invés de separar; e ao Sr. Arlindo, a quem aprendi a gostar e admirar. Exemplo de humildadee companheirismo. Não posso deixar de agradecer também aos professores que nos orientaram até este momento, foram pacientes e dedicados. Seus ensinamentos, com certeza, ultrapassaram as paredes da sala de aula. Mas o agradecimento mais especial e carinhoso vai para meus alunos. Este trabalho é para meu aprimoramento pessoal e profissional. Este ultimo é em função deles, meus alunos adorados, quesempre me motivam e fazem com que eu mais aprenda que ensine. Sem cada um de vocês, esta pesquisa não teria porquê de existir. Agradeço a todos os meus amigos e familiares que de uma forma direta ou indireta contribuíram e participaram junto a mim dessa importante etapa da minha vida!

4

RESUMO
Este estudo tem por objetivo observar os fatores, bem como identificar os problemas que temcausado desmotivação e desinteresse por parte de um grupo de estudantes do ensino superior de uma instituição privada da cidade de Goiânia. Depois de verificadas, sugerimos novas posturas pedagógicas a fim de motivas tais alunos à luz de um ensino de língua inglesa caracterizado por uma abordagem interdisciplinar. Objetiva-se também, verificar qual o provável efeito desta abordagem no processo deensino-aprendizagem desses alunos. Para dar suporte teórico, este trabalho fundamenta-se nas teorias sobre abordagens de ensino de língua estrangeiras, nas teorias de formação crítico-reflexivo de professores e principalmente nas teorias da abordagem de ensino interdisciplinar. Sob o ponto de vista metodológico, esta pesquisa se fundamenta nos princípios da pesquisa-ação para a coleta e análise dedados. Ao final, constatamos que a abordagem interdisciplinar pode ser uma importante e necessária ferramenta que constrói a ponte entre aprendizagem e unidade de conhecimento, de forma que tal abordagem promove motivação nas aulas de língua inglesa, e outras melhorias. Palavras-chave: Motivação – reflexão – processo ensino-aprendizagem e interdisciplinaridade.

5

ABSTRACT
This study aims toobserve the factors, as well as identify problems that have caused discouragement and disinterest on the part of a group of students for higher education in a private institution in the city of Goiania. Once verified, we suggest new teaching positions in order to motivate such students in the light of an English language teaching characterized by an interdisciplinary approach. The objective is to...
tracking img