Uma breve historia das formas de ensinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Breve historia das Formas de Ensinar


Na concepção de mundo a pedagogia tradicional tem a visão de um mundo pronto, onde o professor tem o papel central, pois o aluno era com umafolha de papel em branco, onde o professor transmite o conhecimento para o aluno e ele o absorve.
A tendência tradicional e classificada também segundo Libâneo (1990), em três passos:
1. Atividadesensorial: O contado do aluno com o conteúdo.
2. Memorização: A capacidade de reter o conhecimento através do contato.
3. Compreensão: A capacidade de generalizar os conceitos e de aplica-los.Na pedagogia tradicional, ensinar é transmitir conteúdos e aprender é ser capaz de reproduzi-los. Só que o ensino era de forma isolada, não buscava interesses dos alunos e dos problemas dasociedade e da vida.
A mente é um deposito de informações, onde o professor e autoridade máxima, o aluno e incapaz de construir conhecimento sozinho. A pedagogia tradicional fica presa a um ensinopadronizado, que muitas vezes não permite a inovação e também uma interação maior entre aluno e professor.
Iniciando no final do século XIX e no começo do século XX, surgi à pedagogiarenovada onde a escola tem o papel de preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade. Se a pedagogia tradicional era centrada no professor, já a pedagogia renovada era centrada no aluno, valorizava aauto aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador.
A pedagogia tecnicista surge no Brasil na década de 1960. A educação escolar tinha a função de preparar o individuo para asociedade e formar indivíduos capazes de entrar no mercado de trabalho. O professor e o aluno deixam de ser o centro.
Pedagogia libertadora, fala da pedagogia de Paulo Freire (1921-1997),onde defendiam que a aprendizagem se dava por parte do meio. Tem como exemplo, em vez de ensinar os adultos com a alfabetização para crianças com palavras mais simples (casa, pata, faca) ele utilizava...
tracking img