Reforma Luterna

3814 palavras 16 páginas
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Elvis G. Oliveira
I.E.E. Miguel Calmon
História
Catarina Lasch
2º D politécnico

Salto do Jacuí-Rs-agosto de 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a Reforma Luterana, assunto relacionado a disciplina de história e solicitado pela professora Catarina Lasch.
O desenvolvimento esta fracionado da seguinte forma, 1º parágrafo: conceito de Reforma Luterana; e os outros parágrafos, respectivamente, contando a história da Reforma Luterana, seu desfecho e as 95 teses de Lutero.
Para realização deste, foi usado sites da respectiva área(história) para melhor compreensão.

DESENVOLVIMENTO
A reforma luterana foi um dos primeiros movimentos do século XVI, onde as posições e práticas da Igreja são sistematicamente questionadas.

Martinho Lutero

No decorrer da Idade Média, ela rompeu os limites da religiosidade no conjunto de suas ações empreendidas. A cristianização da população européia deu condições para que a Igreja ganhasse prestígio, chegando a influir diretamente no comando das monarquias e, economicamente, acumulando um considerável número de terras. Com o fim da Idade Média, um conjunto de transformações colocou em questão a situação de uma Igreja ainda bastante poderosa e influente. A ascensão da burguesia foi uma transformação social que trouxe à tona uma classe desvinculada da organização do mundo feudal. Ao mesmo tempo, os clérigos condenavam a cobrança dos juros feita pelos burgueses. Com o passar do tempo, a burguesia teve uma visão descontente em relação às imposições do catolicismo. Além disso, a Igreja sofria uma grave crise moral entre seus representantes. Era comum o relato de clérigos que descumpriam o voto de castidade, frequentando bordéis ou tendo filhos não reconhecidos. Outra prática comum consistia na venda de perdão, bênçãos espirituais e relíquias de homens santos. É nesse contexto de poder e abuso, que o monge alemão Martinho Lutero empreendeu um grande

Relacionados

  • Prisão Preventiva
    23297 palavras | 94 páginas