767986768i

477 palavras 2 páginas
Dilema ético: Empresa de Curitiba força funcionários a confessar autoria de furto
Oito passos para tomada de decisão de decisões éticas
01.Colete os fatos: funcionários foram acusados de furto no interior da empresa que trabalhavam, e ainda foram forçados a confessar a autoria do furto.
02.Defina os aspectos éticos: Dano moral,ou seja, a ofensa”aos bens incorpóreos, consubstanciados na auto estima, na honra, na privacidade, na imagem e no nome, com calunias, ofensas físicas e morais que resultaram em dor, sofrimento e vergonha.
03.Identifique as pessoas afetadas: os dois funcionários que sofreram momentos de angustias.
04.Identifique as consequências:
Funcionários: sofreram calunias, ofensas físicas e morais;
Empresa: teve que indenizar os funcionários.
05.Identifique as obrigações:
Funcionários: procurar seus direitos dentro da lei;
Empresa: cumprir com suas obrigações diante das consequências dos fatos.
06.Considere seu caráter e integridade: ser criterioso ao julgar alguém, de forma que não traga constrangimento para ambas partes.
07.Pense criativamente sobre as ações potenciais: fortalecer as relações com o grupo de trabalho(empresa e funcionário), tendo respeito e comprometimento.
08.Verifique sua intuição: teria repugnância se tivesse tomado a decisão,pois eram apenas desconfiança, não tinha prova.

Ética final
Sou contra a decisão que a empresa tomou diante da situação, pois não apresentava provas, tinha apenas desconfianças (que não foi confirmado), trazendo grande constrangimento para os funcionários e também para a empresa, e por isso tem quer assumir as consequências de seus atos.
Ética absoluta: a empresa tem que pagar a indenização por dano moral, afinal os funcionários foram submetidos a anos de angustias, e que sirva de lição para a empresa. È uma situação que não tem como relevar, porque se não isso pode vim acontecer de novo.
ATOS MORAIS
ATO VOLUNTÁRIO E RESPONSABILIDADE A empresa foi livre para decidir o que

Relacionados