Um resultado 2 ganhadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UM RESULTADO COM DOIS GANHADORES

Nos negócios entre empresas é preciso mudar o método de fixação de preços para que clientes e fornecedores agreguem valor e consigam superar os desafios dosdias atuais como a alta nos preços das matérias-primas, o lento crescimento econômico e a concorrência cada vez mais globalizada.

Com isso o pricing(processo de fixação de preços) vemtornando-se cada vez mais importante e evoluindo ao longo do tempo.

Algumas empresas que operam em mercados de crescimento lento adotam uma abordagem de pricing defensiva para que possam manter-secomo líder de mercado resumindo-se a “imitar” os concorrentes já estabelecidos. Só aumentam ou diminuem preços se os concorrentes assim fizerem. Isso pode torná-las competitivas, mas também podemprejudicá-las caso concorrentes novos entrem no mercado com preços mais baixos.

Com a chegada dessas empresas com preços mais baixos as empresas já estabelecidas não atentam para o prestígio queganham com a entrada de novos concorrentes desconhecidos por acreditarem que obrigatoriamente perderão mercado para elas mesmo isso sendo improvável, já que dificilmente, o cliente trocará uma empresajá consolidada por uma desconhecida só pelo preço.

A ameaça à lucratividade faz com que a estratégia de redução de preços ao nível da concorrência, que poderia gerar uma competição irracionalde preços, não seja uma boa escolha.

Outra forma de estruturar preços seria formular descontos para clientes que pagam antecipadamente, compram em grande volume ou estão em uma posiçãologística mais favorável. Essas medidas ajudarão a empresa a captar clientes de maior retorno e a evitar os de baixo retorno. Mas essa forma de estruturar preços não é muito usada na prática e acaba nãosendo competitiva pelo fato do ponto de partida ser uma tabela de preços abstrata gerando um preço final impraticável(muito auto ou muito baixo), deixando para a força de vendas a tarefa de oferecer...
tracking img