Um pouco de historia -tabela periodica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há pouca dúvida de que o mais amplo e mais útil conceito em química seja a relação periódica entre os elementos. As implicações da tabela periódica alcançam os mais remotos limites da química teóricae descritiva. A despeito da época em que surgiu a idéia de periodicidade (há um século), ela é, com freqüência, notavelmente adequada e útil para incorporar algumas das mais recentes descobertas daquímica. Devemos ter cuidado de não esperar que a tabela periódica seja um guia infalível sob todos os aspectos, porque muitas irregularidades são inerentes a sua estrutura. Entretanto na maioria dasvezes, essas irregularidades revelam sutilezas da natureza, que são ao mesmo tempo interessantes e úteis. Além disso, essas irregularidades são suplantadas pela utilidade da tabela periódica como umtodo.

Dimitri Mendeleev e Lothar Meyer

Percursores das primeiras tabelas periódicas dos elementos, que se assemelham às nossas tabelas modernas
Elaboradas independentemente em 1869, quando seconheciam somente cerca de sessenta elementos.
O arranjo dos elementos baseava-se na ordem crescente de seus pesos atômicos
Quando a ordem dos elementos parecia interrompida, lacunas eram deixadas,esperando que elementos ainda não descobertos viessem a preencher estes lugares. Esta foi a grande função da tabela durante muito tempo.
A descoberta de uma família inteira de elementos, gases nobres,fez apenas com que fosse adicionada uma coluna à tabela.
A tabela de Mendeleev foi modificada, embora seu arranjo básico tenha permanecido inalterado. O fator principal na seqüência não era mais opeso atômico, mas o número atômico. Desta forma enunciou-se a lei periódica do seguinte modo:
"Quando se dispõem os elementos na ordem crescente de seus números atômicos, suas propriedades físicas equímicas variam de acordo com seu aumento."

Muitas formas de tabelas periódicas foram sugeridas e construídas. Todas se baseiam no arranjo dos elementos na ordem crescente do número atômico. Algumas...
tracking img