Um olhar sobre os romances grande sertão: veredas do brasileiro joão guimarães rosa e nós, os do makulusu de josé luandino vieira

1279 palavras 6 páginas
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PESQUISA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC

UM OLHAR SOBRE OS ROMANCES GRANDE SERTÃO: VEREDAS DO BRASILEIRO JOÃO GUIMARÃES ROSA E NÓS, OS DO MAKULUSU DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA.

Discente: Sara Silva Lima[1]
Professora Orientadora: Liliane Batista Barros[2]

RESUMO: Este projeto visa analisar, amparada pelo teórico Antonio Cândido, dentre as categorias da narrativa, a Personagem. Este recorte tentará estabelecer um paralelo entre os personagens Riobaldo, de Grande Sertão: Veredas e Mais Velho, de Nós, os do Makulusu, mostrando as diferenças no modo como cada um vê e sente o amor, como eles se relacionam com as mulheres, bem como apresentar a relação entre os dois romances. São personagens que se inserem bem ao contexto da pesquisa comparada realizada pelo projeto e esse é apenas um dos olhares que podem ser lançados sobre a mesma.
PALAVRAS-CHAVE: Literaturas de língua portuguesa, Romance, Personagem.

▪ Objetivos:
Dentre as categorias da narrativa escolhemos analisar aqui a Personagem, com o apoio do teórico Antonio Candido, focalizando o olhar para a relação das personagens centrais de cada romance no que diz respeito ao amor e às mulheres. O estudo se justifica pela importância que as obras têm na literatura dos países a que cada uma pertence e para contribuir com os estudos sobre os dois romances.
▪ Materiais e Métodos:
Falar em método em Literatura é algo complicado, pois Literatura não é Ciência e, portanto não tem método se pensarmos numa concepção de um método fechado e próprio. A Literatura Comparada tem, desde a sua formação, tomado emprestado de outras áreas o método para a investigação. Para a presente proposta fomos buscar emprestado na sociologia e na história o método necessário para a pesquisa. A teoria utilizada foi a comparada a partir da dialogia proposta por Backthin. É relevante destacar que os dois

Relacionados

  • autores lusofonos
    3873 palavras | 16 páginas
  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas