Um novo olhar sobre guanambi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNEB – Universidade do Estado da Bahia.
DCH – Departamento de Ciências Humanas.
Campus VI Caetité-BA

UM NOVO OLHAR SOBRE GUANAMBI (BAIRRO BEIJA-FLOR)

Caetité-BA
Dezembro-2007
ANA MARIA
ANIA FLÁVIA
SIDNÉIA OLIVEIRA

UM NOVO OLHAR SOBRE GUANAMBI (BAIRRO BEIJA-FLOR)

Este trabalho foi desenvolvido pelos graduandos do IIIsemestre de Geografia, tendo como pré-requisito a avaliação parcial da disciplina Geografia da População, ministrada pela docente Consuêlo Amaral.

Caetité-BA
Dezembro-2007
APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como proposta analisar as condições sócio-econômicas do bairro Beija-Flor, município de Guanambi-BA, focalizando principalmente educação, saúde e desemprego.
A análise foirealizada através de entrevistas nos diversos setores públicos, tais como: Posto de Saúde, Escolas, e como também, com alguns moradores da comunidade.
O trabalho é dividido em três momentos:
No primeiro momento será abordada a questão da saúde, onde foram verificados vários aspectos como alimentação, higiene, saneamento, entre outros. No segundo momento, analisa-se as questõesrelacionadas à educação, que apontaram as condições físicas, sociais e profissionais, em que se encontram as instituições localizadas no bairro. O terceiro e último momento falar-se-á sobre o desemprego que teve uma abordagem mais superficial, em função do tempo e a falta de dados estatísticos. Neste caso, as informações foram buscadas, basicamente através de entrevistas e conversas informais com algunsmoradores do bairro.
Em linhas gerais, esse é o esboço do trabalho ora apresentado.

HISTÓRICO

A formação do bairro Beija Flor iniciou-se com a doação de alguns terrenos no ano de 1978 pelo então prefeito José Neves Teixeira (Sr. Binha). No decorrer de sua formação, o bairro foi dividido em virtude do crescimento acelerado e desordenado sendo conhecido hoje como Beija Flor I eBeija Flor II, contando hoje com uma população de 2800 habitantes, segundo informações concedidas pela Unidade de Saúde do bairro.
De acordo com o depoimento do Sr. Didi (um dos mais antigos moradores do bairro) (Figura 01), a comunidade recebe o nome de Beija Flor, em homenagem ao primeiro nome que a cidade de Guanambi recebeu, antes da emancipação, cujo nome também era Beija Flor.
Apartir de então, a Comunidade passou a difundir o nome do bairro como Beija-Flor.

INTRODUÇÃO

Os estudos realizados no bairro Beija-Flor, localizado na periferia do município de Guanambi-BA, tem como objetivo observar as condições sócio-econômicas da comunidade, a exemplo da oferta dos serviços nos vários seguimentos sociais, especificamente saúde, educação e desemprego.

SAÚDENo decorrer da coleta de informações, realizada através de entrevista com a coordenadora e enfermeira chefe do Posto de Saúde José Francisco Marchesene Nunes, localizado à rua Djalma Mota, s/n. Segundo ela, o número de famílias cadastradas no PSF (Programa de Saúde da Família) é de 702.
A unidade de saúde apresenta ótima estrutura física (figura 02 e 03), com salas amplas e bem equipadas,onde são oferecidos serviços odontológico, médico, saúde da mulher, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, farmácia básica, hiperdia (Assistência ao hipertenso, entre outros). Porém, o atendimento não contempla com unidade como um todo. Haja vista, que a cota de serviços destinados à unidade não é suficiente.
O principal problema encontrado pela população, em relação ao atendimento éa marcação de exames específicos, que têm data marcada e o número de cota é reduzida, sendo necessário passar a noite na fila, e quase sempre leva-se dias e até meses para a realização da consulta.
Segundo os dados fornecidos pela Unidade de Saúde, as doenças mais freqüentes são a hipertensão que atinge aproximadamente 10% da população, diarréia, diabetes e DSTs. Outro fator evidenciado é...
tracking img