Corpo como objeto de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
CAMPUS XII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO: BACHARELADO ENFERMAGEM

Ayêsha Alannah Fonseca Mota
Bruna de Almeida Neves
Iêda Santana da Silva

O CORPO ENQUANTO OBEJETO DE CONSUMO

Guanambi
2012


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
CAMPUS XII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO: BACHARELADO ENFERMAGEM

Ayêsha Alannah Fonseca Mota
Bruna de AlmeidaNeves
Iêda Santana da Silva

O CORPO ENQUANTO OBEJETO DE CONSUMO

Trabalho de EDUCAÇÃO FÍSICA apresentado ao docente OSANÁ MACEDO como avaliação parcial da disciplina.

Guanambi
2012

A IMPORTÂNCIA DO CORPO SAUDÁVEL
Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. É o conjunto desensações construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), desencadeados de experiências vivenciadas pelo individuo, onde o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para os outros. A Imagem Corporal se desenvolve desde o nascimento até a morte, dentro de uma estrutura complexa e subjetiva, sofrendo modificações que implicam na construção contínua, e reconstrução incessante,resultante do processamento de estímulos.
A busca de uma imagem corporal, adequada aos anseios estereotipados de corpo, é um dos fenômenos mais impressionantes na sociedade atual; existe uma grande influência cultural sobre a cultura e imagem do corpo, o que pode criar aspectos positivos e negativos. Essa influência cultural esta na forma de consumo, a prática do culto ao corpo coloca-se hojecomo preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Salientar a importância da imagem corporal seria como “se olhar no espelho”, você sempre encontra algum defeito e os julga, sem pensar nos outros pontos de seu corpo que podem e devem ser valorizados, e por isso é importante vocêsaber sua imagem atual para que você perceba o que deve mudar e não apenas ficar se criticando.
Se formos falar do corpo enquanto saúde devemos primeiro saber o que é saúde. A saúde vai muito além daquele velho conceito de ausência de doença. Ela é de um modo geral a qualidade de vida, o bem estar físico, mental e social.
Muita gente tem em mente que o corpo saudável é aquele malhado ou “bombado”,desconhecendo muitas vezes a origem daquele corpo todo sarado e o que foi feito para alcançar essa forma física.
A nossa saúde depende de muitos fatores, como por exemplo: as condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos e de escolhas que nos fazemos. Ou seja, para obtermos um corpo relativamente saudável a nossa mente e espírito também devem estar saudáveis.
Para garantiro bem-estar devemos adotar algumas práticas que nos permitam atingir tal objetivo, como por exemplo: buscar o equilíbrio das atividades que fazemos durante o dia, com uma boa alimentação, sem esquecer é claro do repouso. Enfim para garantir plena saúde devemos sempre estar bem com nós mesmos.
De fato, a busca por uma aparência perfeita tem sido alvo da maioria das mulheres. São horas na academia,além das dietas desequilibradas. A impressão que se tem é de que o mundo feminino está sendo governado por uma ditadura da beleza. O mais preocupante é que dentro desse ritmo exagerado de musculação e dieta, a vaidade supera a importância de uma vida saudável. Vivemos num mundo de grande contradição. Ao mesmo tempo em que vivemos uma obsessão pela magreza, há a caracterização da obesidade comorelevante problema de saúde pública em vários países e, em contrapartida, nunca foi tão grande a oferta de produtos industrializados altamente calóricos, considerados “engordativos”. Há ainda uma verdadeira indústria do emagrecimento propagando falsos conceitos de “dietas malucas” e elegendo o corpo extremamente magro e esbelto como novo conceito de beleza e independência para as mulheres. Isso...
tracking img