Um mundo colorido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM MUNDO COLORIDO
Romero Britto



Avani Terezinha Soletti Bertol

Professor - Elvys Ferreira da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART0035) – Prática do Módulo III
06/12/11



RESUMO


Romero Britto é conhecido como o artista Pop Brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte, é dono de um traço quase infantil ,produz suas pinturas explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência , como corações , animais ou flores , sempre com muitas cores ,e espessos contornos pretos, fazendo sucesso justamente pelo fato de suas obras darem vida a qualquer espaço ou objeto. Da noite pro dia viu seu trabalho impresso em milhões de exemplares de 61 diferentes revistas americanas, e salta direto das ruas alegrese simples de Recife, para os maiores museus mundiais. Com uma linguagem própria atravessou fronteira, consolidou sua carreira e levou a expressão artística brasileira para todo o planeta. Tudo isso porque a alegria vibrante de suas pinturas entra muito rápido pelos olhos e em segundos alcança também a nossa alma, com um sentimento de euforia e simplicidade. E è assim que muitas delas fascinaramtodo tipo de olhares ao redor do mundo.


Palavras-chave: cores, criatividade, sucesso.



1 INTRODUÇÃO


Romero Britto nasceu dentro de uma família simples de Pernambuco, diz ter criado suas obras para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Talvez por isso mesmo hoje, seja o mais premiado pintor da atualidade.


Embora bemintencionado,os resultados estéticos são bastante discutíveis , pois , analizando suas obras com olhar crítico e imparcial , o que encontramos é uma diluição repetitiva e pouco original , o que não o impediu de alcançar reconhecimento e sucesso no mundo das artes.


Primeiramente, se destaca um pouco da história de vida do artista, o começo de tudo, sua infância, influências, inspiração,posteriormente, relata-se como ele chegou a esse reconhecimento, como conquistou popularidade e sucesso, apesar da simplicidade ser a principal característica de suas obras, na seqüência, temos a opinião do artista sobre sua arte e as criticas de especialistas, que na maioria das vezes são negativas e imparciais , e por fim fala-se um pouco de sua vida , trabalho , planos e projetos para o futuro.2 DESENVOLVIMENTO


Aos 8 anos, um garoto pernambucano chamava a atenção na escola onde estudava, em Recife. Além de decorar cadernos com desenhos coloridissimos, passava horas no quintal de sua casa criando. Sucata, papelão e jornal serviam de suporte para suas pinturas, lembra Romero Britto:

“Minha família era muito pobre, éramos nove irmãos e não tínhamos dinheiro paranada.,criar era um refúgio, eu pintava um mundo colorido, diferente do meu, ficava ali sentado e copiava mestres da pintura por dias e dias,adorava ganhar livros de arte". (http://claudia .abril.com.br/entrevista)

Sua infância humilde não impediu que Romero Britto conquistasse seus ideais. Estudando em escolas públicas, aos 14 anos, depois que o pai,um modesto funcionáriopublico,abandonou a família ,ele conseguiu sozinho uma bolsa de estudos no colégio Marista de Recife,freqüentado a penas pela elite Pernambucana,bom aluno,não só manteve a bolsa como passou no vestibular na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Foi quando começou a ganhar uns trocados com suas pinturas, os cajus. Seu faro para o marketing pessoal já era notável então. Afilhado de batismodo escritor Gilberto Freyre , Romero colheu dele rasgados elogios para os seus cajus. Generoso, o autor de Casa Grande & Senzala observou que o rapaz apresentava "notáveis predisposições para as artes plásticas, revelando especial talento em combinações de cores tropicais".

O mais bem-sucedido artista plástico brasileiro fez sua primeira exposição pública aos 14 anos. De cara,...
tracking img