Analise de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise custo-minimização da terapia anti-TNF no Brasil
Cost minimization analysis of anti-TNF therapy in Brazil

Morton Scheinberg
Pesquisador em Reumatologia e Imunologia do HIAE. Atual presidente do American College of Physicians Brasil/ Ph.D Boston University. Livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
José Goldenberg
Reumatologista e pesquisadorassociado do Hospital Israelita Albert Einstein.
Branca Dias de Souza
Chefe da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Roberta Dyonísio Canaveira Monteiro
Rosana Garcia Tsuji
Maria Lucia O. Martins Pereira
Pesquisadoras da Pharma Value Associados.
Trabalho realizado no Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo.
Hospital Central da Santa Casade Misericórdia de São Paulo.


Endereço para correspondência:
Avenida Albert Einstein, 627 - sala 1209
São Paulo - SP

© Copyright Moreira Jr. Editora.
Todos os direitos reservados.

Unitermos: artrite reumatóide, anti-TNF, infliximabe, etanercepte, adalimumabe, análise farmacoeconômica, custo.
Unterms: rheumatoid arthritis, anti-tumoral necrosis factor, infliximab, etanercept,adalimumab, phamacoeconomy analysis, cost.
________________________________________

Sumário
Objetivo: Considerando-se que os três agentes anti-TNFs apresentam a mesma eficácia quando associados ao MTX, calcular os custos diretos do tratamento com anti-TNF, utilizando-se os três medicamentos citados. A partir dos dados obtidos, elaborar uma análise farmacoeconômica do tipo custo-minimização entre ostrês produtos. Material e métodos: Para cálculo dos custos envolvidos com relação ao Infliximabe, cuja administração é endovenosa, foram coletados dados referentes às contas hospitalares de dois serviços: Hospital Israelita Albert Einstein (rede privada) e Hospital Central da Santa Casa de São Paulo (rede pública). Constaram dos dados analisados, a diária hospitalar, materiais médico-hospitalarese os serviços prestados pela equipe de enfermagem. Foram consideradas duas ampolas em cada infusão, considerando-se peso médio de 65 kg para cada paciente, que recebeu a dose recomendada de 3 mg/kg. Resultados: O custo do tratamento com anti-TNF na rede pública durante 6 meses mostra que o custo é 27,0% mais elevado com adalimumabe, e 68,8% com etanercepte, em relação ao infliximabe. As diferençaspara o tratamento de 12 meses são da ordem de 63,9% e 111,0% maiores, respectivamente, para adalimumabe e etanercepte, com relação ao infliximabe. Em 24 meses de tratamento, observamos custos adicionais de 81,5% para o adalimumabe e 141,1% para o etanercepte. Para a rede privada, a diferença de custo do tratamento em 6 meses entre infliximabe e adalimumabe é da ordem de 23,2% maior para esteagente e de 63,7% maior para etanercepte em comparação ao infliximabe. Em 12 meses, o tratamento é 54% mais caro com adalimumabe e 100,5% com etanercepte, em relação ao infliximabe. Com 24 meses de tratamento, essa diferença no valor total do tratamento, em relação ao infliximabe, é quase 76% superior com adalimumabe e 133,8% superior com etanercepte. Conclusão: Na análise de custo-minimização,utilizando-se custos diretos de duas instituições, uma pública e outra privada no Brasil, o infliximabe demonstrou ser o agente anti-TNF mais econômico, quando comparado ao adalimumabe e ao etanercepte.

Sumary
Objective: Considering that these 3 anti-TNF agents have similar efficacy rates when combined to MTX, calculate the direct costs of anti-TNF therapy using three study drugs. Based on theresults obtained, prepare a cost-minimization phamacoeconomy analysis of the three products. Material and Methods: To calculate the costs of the IV administration of infliximab, data of hospital bills of two hospitals were collected: Hospital Israelita Albert Einstein (private institution) and Hospital Central da Santa Casa, São Paulo (public institution).

Analyzed data included price of...
tracking img