Um grande mestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um grande Mestre

Este é um breve estudo sobre uma pessoa que viveu no século VI antes de Cristo, ou seja, a cerca de 2600 anos atrás, na mesma época em que teriam vivido Sidarta Gautama, Confúcio, Lao Tse, Zoroastro. A ele são atribuídas muitas frases como, por exemplo: “Mestre é aquele que diz o que pensa, mas pensa antes de dizer”.

Portanto, o objetivo deste trabalho, é trazer um pouco davida deste cidadão do mundo. Desta figura tão curiosa, envolta em uma série de lendas e que a exemplo de muitos outros homens, não deixou nada por escrito. Seus ensinamentos eram passados de boca a ouvido e mesmo assim, permanecem até hoje.

E tudo começa na cidade de Samos, Grécia, por volta do ano de 570 a.C.. Lá, um rico joalheiro de nome Mnesarcnos, juntamente com a sua esposa, Parthênis,aguardavam ansiosamente a chegada de um filho. Durante a gravidez, o casal foi consultar o famoso Oráculo de Delfos e a pitonisa lhes teria dito: “Vosso filho será aquele que nos será útil a todos e por todos os tempos!”.

E assim nasceu o nosso personagem; já envolto num destino cheio de mistério e, para alimentar mais esta previsão, quando completou um ano, foi levado para ser abençoado noTemplo de Adonai, situado hoje em terras libanesas. Ali, o sacerdote comunicaria o seu destino: “Foi dos céus que tu vieste, e tua alma banhar-se-á na luz que nasce no Oriente”.

Teve uma infância e adolescência estimulada ao estudo. Foi educado por sacerdotes e sábios já que a profissão do seu pai garantia o pagamento. Era um gênio precoce e aos dezoito anos já discutia com Tales de Mileto, comAnaximandro, com Hermodamas. Todos os professores lhe haviam mostrado novos horizontes, mas nenhum deles o satisfazia. Refletindo sobre o que sua mãe sempre lhe dizia sobre o Templo de Adonai, decidiu ir para o Oriente, para o Egito.

Por essa época, o governante de Samos, era o tirano Polícrates, que além de amigo pessoal de seu pai, também tinha boas relações com o faraó Amasis e concordou emdar uma carta de apresentação com o seu timbre pessoal, pedindo que fosse educado pelos melhores sacerdotes.

No Egito, Amasis o recebeu com simpatia e o encaminhou para Heliópolis para ser iniciado nos mistérios. Porém, não acostumados a partilhar a sabedoria, os sacerdotes egípcios mostraram-se reticentes em relação ao estrangeiro, principalmente por se tratar de um grego, de cujas intençõesos egípcios sempre desconfiavam.

Ironicamente, pronunciaram-se incapazes de ensinar alguma coisa à aquele que já era tido como um dos maiores sábios de Samos e decidiram remete-lo aos pontífices de Mênfis, que eram mais velhos e mais experientes, para que pudessem cumprir a ordem dada pelo faraó. Estes, por sua vez, fizeram o mesmo, mandando o rapaz a seus superiores, os severos sacerdotes deTebas, que no topo da escala de importância e mesmo a contragosto, aceitaram o aprendiz.



E com o passar do tempo ele acabou caindo nas graças de seus mestres, os quais passaram a enxergá-lo como autentico neófito, capaz de enfrentar as provas com coragem e disciplina. Por isso foi considerado merecedor dos segredos iniciáticos de Hermes Trimegistus. Seu aprendizado durou cerca de 20 anos equando já pensava em retornar a Grécia, o Egito foi conquistado pelos persas e ele foi aprisionado e enviado para a Babilônia junto com alguns sacerdotes, sendo os Templos completamente destruídos.

Mas o destino muitas vezes nos reserva grandes surpresas. E assim foi... mesmo preso por 12 anos, teve uma espécie de pós-graduação esotérica, já que acabou assimilando conhecimentos persas, caldeus,assírios, fenícios, tártaros e de tantos outros povos da Ásia.

Desejoso por voltar a Samos, mas quase sem esperanças de consegui-lo, mais uma vez o destino traçaria estranhos caminhos para o nosso personagem. Um grego, Demócedes, que se tornara médico do rei persa, intercedeu por sua liberdade que foi concedida sem maiores esforços e após 34 anos de ausência retorna a sua cidade natal....
tracking img