Cordados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade dos Açores

Engenharia e Gestão do Ambiente

- Biodiversidade Animal -

Chordata

César Miguel Meneses Pimentel

Índice

Introdução Pág. 3
Cordados Pág. 4
Cephalochordata Pág. 5
Uruchordata Pág. 7
Craniata Pág. 9
Vertebrata Pág. 10
Peixes Pág. 14
Anfíbios Pág. 19
Repteis Pág. 21
AvesPág. 23
Mamíferos Pág. 26
Conclusão Pág. 35

Introdução
O objectivo deste trabalho é definir o filo Chordata e todos os subfilos que são Urochordata, Cephalochordata, Craniata e Vertebrata que inclui Mamíferos, Aves, Repteis, Anfíbios e os Peixes, e as suas características morfológicas, de modo a compreender a sua evolução desde os Cordados mais antigos até aos mais recentes.Cordados

Os cordados (chordata) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, anfixiosos e os tunicados estes animais são caracterizados pela preçensa de uma simetria bilateral, notocorda sistema digestório completo, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós anal, em pelo menos uma fase de sua vida, os cordados compartilham características com muitosanimais invertebrados sem notocorda quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral, eixo antero posterior metamerismo e cefalização, o grupo abrange animais adptados para a vida na água,na terra e no mar os cordados, juntamente com dois outros filos, o hemichordata e o echinodermata, formam o grupo das larvas, pelo desenvolvimento das aberturas embrionárias e da cavidade peritoneal ouperitónio (evolução de celoma dos invertebrados).
Internamente os cordados são divididos em três subfilos: uruchordata, cephalochordata e vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda. Nos urucordados o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambas desaparecendo no estágio adulto, os cephalocordados têm notocorda e tubo neural, mas sem vertebras. Já nos vertebrados exceptonas feiticeiras (MYXINI) a notocorda foi reduzida e o tubo neural foi circundado por uma coluna vertebral cartilaginosa ou óssea.

Definição
Cordados formam um filo de seres vivos baseados em um plano corporal bilateral.
O filo é definido por ter em algum momento de suas vidas as seguintes características: Uma cauda dorsal, em outras palavras,é uma haste bastante rígida de cartilagem que seestende ao longo interior do corpo.Entre os sub-grupos de vertebrados cordados a corda dorsal se desenvolve na vertebra.
Em espécies totalmente aquáticas isso ajuda o animal a nadar flexionando a cauda.
Um tubo neural, nos peixes e noutros vertebrados este se desenvolve na medula espinal é o tronco principal da comunicação do sistema nervoso.
Fendas na faringe, a faringe é a parte da gargantaimediatamente atrás da boca.
Em peixes as fendas são modificadas para formar a brânquia, mas em alguns outros cordados fazem parte de um sistema de alimentação por filtração que extrai partículas de alimento da água em que eles vivem.
A cauda muscular que se estende para trás logo apôs o ânus.
Um endostilo é um sulco ventral na parede da faringe. No sistema de alimentação por filtragem asespécies produzem um muco para capturar as partículas de alimento, que ajuda no transporte de alimentos para o estômago, ele também armazena iodo e pode e pode ser um percursor dos vertebrados na glândula tiróide.

Cephalochordata
O subfilo Cephalochordata é composto por um grupo de cordados marinhos, pequenos e pisciformes, ao qual pertencem os anfioxos. Eles são um importante grupo de estudo nazoologia por proporcionarem indicações sobre a origem dos vertebrados.

Características gerais
* Corpo delgado com forma de peixe.
* Epiderme uniestratificada, sem escamas.
* Musculatura segmentada.
* Ambiente marinho (águas rasas, semi-enterrados na areia ou nadantes).
* Sexos separados, fecundação externa, desenvolvimento indirecto.

Os Cefalocordados possuem uma notocorda...
tracking img