Um estudo sobre a viabilidade de implantação de etiquetas inteligentes como vantagem competitiva em um centro de distribuição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 86 (21474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa Centro de Pós-graduação Gestão de Negócios em Logística e Transportes

CLAUDIO ROBERTO FAHL

Um estudo sobre a viabilidade de implantação de etiquetas inteligentes como vantagem competitiva em um Centro de Distribuição

CAMPINAS - SP 2005

O uso de Etiquetas Inteligentes como Vantagem Competitiva

1

CLAUDIO ROBERTO FAHL

Um estudo sobre aviabilidade de implantação de etiquetas inteligentes como vantagem competitiva em um Centro de Distribuição
Monografia apresentada ao Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista na Gestão de Negócios em Logística e Transportes.

Orientador: Profa. Ms Fernanda Machado Freitas

CAMPINAS - SP 2005

O uso de Etiquetas Inteligentescomo Vantagem Competitiva

2

Um estudo sobre a viabilidade de implantação de etiquetas inteligentes como vantagem competitiva em um Centro de Distribuição

Monografia apresentada ao Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista na Gestão de Negócios em Logística e Transportes. .

Data da aprovação: ____/ ____/ ____

Nota:___________

Banca Examinadora:

___________________________________ Prof. Carlos Alberto Tito

___________________________________ Prof. Nelson Elias Arruda Barbosa

___________________________________ Prof. Nelson Côrrea

O uso de Etiquetas Inteligentes como Vantagem Competitiva

3

Dedico, Aos meus pais, por terem me mostrado o caminho do bem, a minha esposa Adriana por ter meapoiado nas horas mais difíceis, as minhas filhas Nayara e Gabrielle por serem minha fonte de inspiração.

O uso de Etiquetas Inteligentes como Vantagem Competitiva

4

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por dar-me forças para prosseguir em paz, as minhas filhas Nayara e Gabrielle por terem entendido a ausência do Papai. A minha orientadora Profa Ms Fernanda Machado Freitas que passouexperiência com paciência e sabedoria. Ao Sr. Mauricio Medeiros que permitiu em determinados momentos me ausentar do trabalho para participar das aulas de orientação, aos meus colegas de outras instituições de ensino pelas trocas de informações e aos meus amigos que de certa forma cooperaram para a realização desta monografia.

A minha esposa Adriana, por todos os motivos, sempre...

O uso de EtiquetasInteligentes como Vantagem Competitiva

5

FAHL, Claudio Roberto. Um estudo sobre a viabilidade da implantação de etiquetas inteligentes como vantagem competitiva em um Centro de Distribuição. Campinas, 2005. p 87. Monografia (Pós-Graduação) – Centro de PósGraduação – IPEP Campinas.

RESUMO
Esta monografia tem como objetivo pesquisar e analisar a viabilidade do uso das etiquetasinteligentes na cadeia de suprimentos, mais especificamente o seu uso nos Centros de Distribuição, verificando suas aplicabilidades, vantagens e desvantagens para a implementação nos dias de hoje. No capítulo 1, estaremos dissertando sobre a tecnologia de etiquetas inteligentes, quais são os componentes que formam o Radio Frequency Identification (RFID), como é realizada a transmissão de dados, a leitura dasetiquetas e as suas aplicabilidades no Supply Chain. Já no capítulo 2, o assunto estará voltado para a discussão dos benefícios da tecnologia, seus custos dentro da cadeia de suprimentos, os desafios, as barreiras para a implementação e qual o tempo previsto para adoção da tecnologia no mercado. O capítulo 3 desta monografia trata das constantes mudanças que estão ocorrendo no mundo atual. Nestecapítulo analisaremos os comportamentos perante as mudanças, suas resistências, seus receios, o modo de gerenciar e ainda iremos abordar sobre a questão ética do uso da tecnologia de etiquetas inteligentes em diversas situações. Palavras-chaves: Radiofreqüência, Etiquetas Inteligentes, RFID, Distribuição.

O uso de Etiquetas Inteligentes como Vantagem Competitiva

6

FAHL, Claudio...
tracking img