Enxofre e azoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enxofre Azoto
Trabalho realizado por:

Lourenço Mimoso nº15 Gonçalo Ferreira nº9

Índice:
o Enxofre:
Origem Descrição Onde se encontra Aplicações Curiosidades Imagens

o Azoto/nitrogénio:
Origem Descrição Aplicações Curiosidades

o Bibliografia

• Origem

Enxofre

Palavra do Latim "sulphurium" , que significa "enxofre". O enxofre é conhecido desde o século IX a.C. É possívelencontrar referências ao seu uso na civilização Romana, Grega (Homero já recomendava evitar a pestilência do enxofre) e também em diversas passagens da Bíblia. No Velho e no Novo Testamento o fogo e o enxofre estão sempre associados à "punição". Por outro lado, no ano 800 a.C. as propriedades desinfectantes das fumaças provenientes da sua queima já eram conhecidas. Os alquimistas na Idade Médiacombinavam o enxofre com o mercúrio. Anos depois, o termo sulfúreo era sinónimo de inflamável; tinha um cheiro desagradável produzido pela sua queima. Era considerado como símbolo dos "espíritos do mal", representado pelo triângulo equilátero (representação do fogo pelos alquimistas), com um sinal da cruz em baixo.

• Origem

Enxofre

Aproximadamente no século XII, os chineses inventaram apólvora, uma mistura explosiva de nitrato de potássio ( KNO3), carbono e enxofre. A par com a fabricação de ácido sulfúrico (H2SO4), tornaram o enxofre de grande importância económica na época. Foi reconhecido como elemento, quando, nos finais da década de 1770, Lavoisier explicou que o processo de combustão era resultado da reação de queima em presença do oxigénio do ar. Ele afirmou que o enxofre eraum elemento químico e não um composto. A história da obtenção do enxofre nos EUA (Texas) remonta a 1886, quando os exploradores de petróleo descobriram depósitos de enxofre situados a grande profundidade.

• Descrição
Possui número atómico 16 (16 protões

Enxofre
e 16 eletrões), massa atómica 32,065 e

O enxofre é um elemento químico não metálico de símbolo S, de cor amarelo-clara, quese localiza no grupo 16 e período 3 da Tabela Periódica.

valências de 2, 4 ou 6, o que corresponde ao facto dos eletrões exteriores se manterem na camada M, onde há espaço para 18 eletrões.

Características: Metalóide sólido, amarelo-claro, inodoro, insolúvel em água, queima com facilidade, quimicamente semelhante ao oxigênio, mau condutor de calor, brilho resinoso, ocorre de forma elementarem depósitos vulcânicos, sendo mais abundante como sulfeto.

• Descrição
O enxofre pode apresentar-se em diversas formas. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido, sob a forma de cristais rômbicos, mas se se aquecer acima de 95,6 ºC, formam-se cristais monoclínicos. O enxofre funde a 119 ºC, dando origem a um líquido muito fluido, de cor amarela, com moléculas anularescompostas cada uma delas por oito átomos de enxofre. Acima de 160 ºC, o líquido torna-se muito viscoso e adquire um tom vermelho-escuro. A temperaturas ainda mais altas, as cadeias dividem-se de novo e o líquido torna-se outra vez fluido e a 444 ºC ferve.

Enxofre

• Onde se encontra
O enxofre encontra-se disperso por todo o planeta.

Enxofre

Na Natureza, o enxofre encontra-se em mineraissulfurados, como a pirite de ferro (FeS2), a pirite de cobre (CuFeS2) ou a galena (PbS), além de em diversos sulfatos, como o gesso (CaSO4.2H2O). Na Sicília, na América do Norte, América do Sul e no Japão existem também grandes jazigos de enxofre em estado livre.

• Onde se encontra
de origem animal e vegetal, como hidrogénio (H2S), gás incolor e muito tóxico.

Enxofre
demonstra o odor

Oenxofre forma também parte de muitas substâncias orgânicas característicos a "ovos podres" proveniente do sulfureto de

Pode também encontrar-se em óxidos e oxoácidos de enxofre que têm grande importância. Quando o enxofre arde em presença do ar forma-se dióxido de enxofre, um gás de cheiro penetrante com forte poder redutor. O enxofre é encontrado nas rochas sedimentares, (formadas por...
tracking img