Controle e gerenciamento de bobinas de aco utilizando rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST





JEFERSON MIRA FERNANDES














CONTROLE, GERENCIAMENTO E RASTREAMENTO DE BOBINAS DE AÇO, UTILIZANDO A IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID): UM ESTUDO DE CASO.












Joinville
2012/2

JEFERSON MIRA FERNANDES






CONTROLE, GERENCIAMENTO E RASTREAMENTODE BOBINAS DE AÇO, UTILIZANDO A IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID): UM ESTUDO DE CASO.



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Superior Tupy - IST como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Sistemas de Informação.



Professor Orientador: Rinaldo Pismel Franco











Joinville
2012
JEFERSON MIRA FERNANDESCONTROLE, GERENCIAMENTO E RASTREAMENTO DE BOBINAS DE AÇO, UTILIZANDO A IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID): UM ESTUDO DE CASO.




Este trabalho foi julgado e aprovado em sua forma final, sendo assinado pelos professores da Banca Examinadora.




Cidade, ____de _______________de __________



______________________________________
Prof. (orientador)_____________________________________
Prof. (membro da banca)



______________________________________
(membro da banca)
1 INTRODUÇÃO

Com o crescimento acelerado da tecnologia, os meios digitais passaram a ter uma importância fundamental nas organizações, auxiliando-as em vários processos e serviços, principalmente para manter a segurança e integridade das informações. As organizações reconhecendoos benefícios que a tecnologia poderia trazer passaram a utilizar recursos como um facilitador em suas operações (BHUPTANI; MORADPOUR, 2005).
Segundo Pires (2004), nas últimas décadas, presenciou-se uma evolução marcante na utilização de tecnologias de comunicação wireless, o que vem garantindo maior mobilidade na comunicação e no acesso ágil à informação. Há que se citar, também, os avanços naquestão da alimentação dos sistemas de informações (inputs), que caminhou desde a simples digitação, passando pelos códigos de barras e pela radiofrequência, até os atuais cartões e etiquetas eletrônicas (tags). Tais tecnologias possibilitam a atualização das informações em tempo real.
Para Nogueira Filho (2005), a necessidade de obtenção e gerenciamento de um fluxo ideal de informações eprocessos produtivos de uma Supply Chain – SC (do inglês - Cadeia de Suprimentos), para responder de forma competitiva e segura às demandas vindas deste mercado, a tecnologia de Radio Frequency Identification – RFID (do inglês – Identificação por Radiofrequência) vem sendo grande aliada e consequentemente abre grandes oportunidades à aplicação desta tecnologia no segmento logístico. Utilizado nocontrole e gerenciamento de produtos através de etiquetas que são capazes de gravar informações oferecendo um benefício de atuarem como pequenos bancos de dados móveis, que conseguem armazenar dados sem restrições e instantaneamente.
De acordo com Fahl (2005), esta tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, tais como: controle de suprimentos, gerenciamento do estoque, pontes rolantes, esteiras,transportadoras e controle de patrimônio, podendo ser realizada a gestão de produtos de pequeno á grande porte.
Existente desde a Segunda Guerra Mundial a tecnologia vem ganhando um amplo espaço dentro deste contexto, porém somente agora está se popularizando e a cada dia mais empresas estão adotando a identificação por radiofrequência para melhorar o desempenho em suas operações. A necessidade deagilizar os processos e automatizar tarefas são outros fatores que motivam a utilização do RFID.
Neste trabalho tem-se como objetivo geral verificar a viabilidade de implementação da tecnologia RFID no rastreamento, controle e gerenciamento de bobinas de aço num armazém geral, nos aspectos de custo de investimento, tempo dos processos e segurança das informações para a tomada de decisões. Para...
tracking img