Um estudo realizado junto a contadores e pequenos empresários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 análise das entrevistas realizadas 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
APÊNDICES 7
APÊNDICE A – Entrevista Contador 1 8
APÊNDICE B – Entrevista Contador 2 10
APÊNDICE C – Entrevista Contador 3 11APÊNDICE D – Questionário Empresa 1 ................................................................. 12
APÊNDICE E – Questionário Empresa 2 ................................................................. 14
APÊNDICE F – Questionário Empresa 3 ................................................................. 15
APÊNDICE G – Questionário Empresa 4................................................................. 17
INTRODUÇÃO

Dando início às atividades do Curso de Ciências contábeis. Os alunos foram desafiados a irem à Campo, para estabelecerem os primeiros contatos com a realidade da profissão que irão exercer ao cumprirem a grade curricular.
Mediante esse desafio, realizamos entrevistas utilizando como instrumento metodológico os questionáriossugeridos. Para complementar, tornando as informações concretas, realizamos conversas informais com os entrevistados. E através disso, conseguimos levantar os dados necessários para a reflexão apresentada.
Trabalho de grande importância para a formação dos futuros contadores. Pois observamos na coleta dos dados pontos os quais deveremos observar no exercício da atividade profissional. Eteve como principal objetivo instigar a busca de conhecimento para futuras pesquisas relacionadas ao tema do desenvolvimento profissional do Contador.





análise das entrevistas realizadas

Como metodologia sugerida para este trabalho de pesquisa, fomos a campo para realizar entrevistas buscando os dados necessários para as reflexões referentes à profissão do Contador.Para estabelecer bons parâmetros de análise, realizamos entrevistas com três profissionais de Contabilidade (apêndices A, B e C) e quatro empresários de dois ramos de atuação (apêndices A, B, C e D): comércio e prestação de serviços.
Além dos questionários sugeridos, também realizamos conversas informais com as partes entrevistadas. Com isso, complementamos nossa reflexãosobre o tema.
Em análise às entrevistas realizadas, consideramos que existe de forma geral, existe um bom entrosamento entre os contadores e empresários. Porém, a maioria dos empresários, principalmente os de pequenas empresas, não possui uma visão aprofundada do que o contador pode oferecer a nível analítico e científico sobre a gestão do negócio.
Ao entendimento dosempresários, o contador é uma espécie de despachante. Que se limita a organizar documentos e emitir guias de recolhimento de impostos. Os pequenos empresários por falta de conhecimento, não compreendem seu papel em meio a esse processo.
Observamos que pequenas empresas possuem dificuldade em organizar sua documentação, para que o contador possa colaborar de forma eficaz para odesenvolvimento financeiro das empresas.
Através da conversa informal com os contadores, ouvimos queixas de que não há empenho, principalmente dos pequenos empresários em fornecer informações que resultem em uma contabilidade perfeita.
Não há diligência nos controles e com isso quem perde é o próprio empresário que poderia se favorecer de benefícios concedidos através doplanejamento tributário. Assim como um preço de vendas competitivo e sólido. Soluções de gestão que viriam a favorecer a evolução patrimonial da empresa.
Observamos que os contadores entrevistados se preocupam com sua formação. Pois participam regularmente de cursos de educação continuada, oferecidos pelo CRC-PR e pelo Sindicato dos Contadores. Porém, observamos que existem muitos...
tracking img