Um culto liturgico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM CULTO LITURGICO

Rm 12:1-2

O tema deste culto era “O Culto do Espírito Santo”, a idéia corrente era que houvesse uma efusão de maneira intensiva e observável.
O inicio do cultofoi da maneira tradicional – local, com a abertura sendo feita com litanias e lécto selecta; o dirigente de forma estetizante, procurava levar o povo a uma epiklesis (a epifania da Igreja se dar deforma espontânea e pela fé).
Existiram momentos de logomaquia por parte das pessoas participantes, após este inicio tenso e nervoso, o lacaíto passou a sentir agalliasis com ações de graças emovimentos, houve manifestações de glossolalia, ai o culto tomou sua forma prevista acontecendo o momento Galileu, a koinonia, etc.
Após a apresentação de uma criança (Isadora), foi novamentelida à bíblia com Vox-sonora, feita a explanação do sermão e frisado a diástole e também apontado a preocupação escatológica da palavra anunciada.
O culto foi didático no sentido de estácentrado na palavra, na pregação, na exortação e indiretamente pelo ensino transmitido aos corações.
Pelo lado kerugmático, houve preocupação com os não-convertidos.
O culto diakonal foipercebido também quando da apresentação das necessidades dos penitentes a Deus pela oração intercessoria.
O culto carismático não deixou de ser notado quando da apresentação de solos musicais, dogrupo de louvor e pelos cânticos normais, etc.
Apenas o culto eucarístico deixou de ser notado por ser reservada a outra ocasião e não ser público.
O culto koinoniático se deu em váriaspartes, tais como, a saudação aos visitantes, recepção e despedida dos participantes em geral.
O culto terminou de forma filantrópica e nos corações a certeza maranatha.
Assim, concluoque não existe somente uma forma ou maneira fixa de culto, sempre há a manifestação de nuances das expressões de adoração, que caracterizam a forma de cultuar e não medem a realidade ou grau de...
tracking img