Teologia liturgica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LITURGIA E TEOLOGIA. RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE LITURGIA E A TEOLOGIA (A LITURGIA COMO LOCUS THEOLOGICUS) E


A COMPREENSÃO DA TEOLOGIA LITÚRGICA EM SI MESMA.



01 ) RELAÇÃO ENTRE TEOLOGIA E LITURGIA (A LITURGIA COMO LOCUS THEOLOGICUS) - UM POUCO DE HISTÓRIA[1]

A liturgia no termo e no seu significado parece distinguir-se nitidamente da teologia. A primeira está no plano da ação(leitourgia = ação feita para o povo) e a segunda reside total e exclusivamente no aspecto do pensar/falar com/ de Deus (teo logia).
A liturgia é por todos conhecida como "Locus Theologicus" de valor primordial não só quando se apresenta como o principal instrumento da Tradição da Igreja, mais ainda porque contém na sua "idéia teológica uma idéia força" que ininterruptamente reaviva efortifica a fé do povo cristão.
Desde a antigüidade pré cristã até o séc. IV – V da era cristã, fica bem claro que existe uma teologia que se acha em estreita relação com o culto, ou no sentido de que o culto da divindade e as suas manifestações formam o seu objeto, ou no sentido de que o culto constitui ambiente e ocasião para teologia. Num e noutro casos a celebração ritual constitui modotípico de fazer teologia, e isso pela razão evidente de que a celebração sagrada, por sua natureza, sempre supõe alguma referência à divindade e, com isso, propicia oportunidade para fazer teologia.
Liturgia na religião revelada nada mais é do que a celebração de um evento salvífico divino, e, como tal, ela é sempre, pelo seu conteúdo, palavra de Deus, e, pela sua forma, falar de Deus, ainda quenão o faça com linguagem científica mas com a linguagem simbólica própria da ação ritual. O poder teo-dialógico faz da celebração autêntica liturgia e garante a sua incidência espiritual sobre o homem. No Judaísmo, com o ordenamento levítico do culto, sobressai-se a ritualidade da ação cultual, desaparecendo o enfoque no evento salvífico divino. Isso só é recuperado com os profetas, após oExílio. Mas com o decorrer dos anos, chegando até a época de Jesus, o ritualismo cultual permanece. Já na liturgia cristã, o acontecimento salvífico único do Cristo torna-se presente no seus símbolos e comunicado a todos que querem realizar a Palavra. A liturgia cristã é teologia porque é sempre palavra de Deus conhecida na realidade que agora adquire no rito simbólico, que por seu lado, é portadordo significado que remete a Cristo (Teologia Simbólica).
No NT o culto a Deus, evocado pela recordação da tenda do Êxodo, só acontecerá enquanto se recebe a Palavra/Deus, isto é, enquanto se faz teologia. É o que veremos ser expresso na conhecida sentença de famoso monge do deserto: “Só conseguirás rezar verdadeiramente quando fores teólogo; e só serás teólogo quando rezaresverdadeiramente”.
A realização da salvação para cada pessoa individualmente acontece, pois, na liturgia, ou seja, por via ritual e sacramental; na verdade, não pode haver nova realização, mas trata-se apenas da presença e da comunicação do que foi operado por Cristo. Desse modo, a realização da Palavra que aconteceu em Cristo como pura e suprema teologia, efetuando-se nos cristãos pela via da liturgia,isto é, segundo uma dimensão sacramental, não deixa de ser igualmente uma teologia, ou seja, fruto do conhecimento de Deus transmitido pela Palavra. Por cauda dessa sua natureza sacramental, a liturgia cristã é, fundamentalmente e por sua origem teologia.
No cristianismo, no fundo dos ritos há sempre um fato de revelação, que é teologia no sentido mais forte do termo, e, por isso, todaprofissão de fé é tradição.
A liturgia é teologia primeira, já que representa o primeiro momento em que a profissão de fé transformando-se em praxe vivida, se torna a primeira linguagem teológica concreta que, na igreja, se viu colocada na base de todas as reflexões posteriores para a compreensão do que, como ditado simbólico, era apresentado aos fiéis na liturgia, e que formará a teologia...
tracking img