Dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dom Casmurro
Machado de Assis

Capítulo I – Do Título
Nesse primeiro capítulo, Bento conta como ganhou o apelido de Dom Casmurro.
Ele se encontrou com um rapaz, em que conhecia apenas de vistano bairro onde morava, num trem da Central vindo da cidade para o Engenho Novo. Acabaram se sentando juntos. Começou então o rapaz a conversar e, em um momento, ele começa a recitar versos nem tãobons e nem tão ruins. Bento, por já ser noite e por estar cansado, fecha os olhos algumas vezes, bastando o rapaz pensar que seus versos não estavam lhe agradando e acabou por interrompê-los.
Bentoainda o incentiva a continuar, mas o rapaz magoado com a ação diz que já finalizou. No dia seguinte, Bento descobre que acabou mal falado e dito como Dom Casmurro (Dom como forma de ironia, por estarcochilando, e Casmurro por ser um homem calado e metido consigo) pelo rapaz. Como os vizinhos não gostavam de seu jeito fechado, acabou que pegando esse nome. Ele por sua vez, não se importou e atécomentou com seus amigos da cidade sobre o fato, que, achando graça, começaram a lhe chamar por Dom Casmurro.

Capítulo II – Do Livro
Ele explica e diz os motivos de escrever esse livro. Ele vive só,apenas com um criado. Sua casa própria, no Engenho Novo, foi construída com os mesmos aspectos e formatos da casa em que foi criado na antiga Rua de Matacavalos: prédio assobradado, três janelas de frente,varanda ao fundo, as mesmas alcovas e sala. No teto e nas paredes, as pinturas são mais ou menos iguais, com umas grinaldas de flores miúdas e grandes pássaros que as tomam nos bicos. Nos cantos doteto, figuras das estações no centro das paredes, medalhões de César, Augusto, Nero e Massinissa, com seus nomes em baixo. Quando sua família se mudou para Matacavalos, todas essas decorações jáestavam instaladas por lá.
Bento queria ter e restaurar na velhice, tudo o que tinha e o que passou na infância. Mas ele não seria o que foi e nem faria o fez, então do que adiantava ter tudo isso se...
tracking img