Um conceito de ser humano - karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CAPITAL DE KARL MARX

Apesar de não formular um conceito de ser humano, Marx nos mostra um, analisando a relação entre homem e natureza. Relação esta que está ligada ao trabalho. Uma vezque só há Capital se houver a venda da força de trabalho, é interessante iniciar por este conceito. Primeiro porque é aqui que está a essência do Capital, e a meu ver, no modo como o ser humano vendesua força de trabalho. Segundo Marx: A natureza não produz de um lado possuidora de dinheiro ou de mercadorias e, do outro, meros possuidores das próprias forças de trabalho. Esta relação não tem suaorigem na natureza, nem é mesmo uma relação social que fosse comum a todos os períodos históricos. Ela é, evidentemente, o resultado de um desenvolvimento histórico anterior, o produto de muitasrevoluções econômicas, do desaparecimento de toda uma série de antigas formações da produção social.
Assim sendo, o modo como o homem vende sua força de trabalho é histórico. Depois de ter trabalhadohoje, é mister que o proprietário da força de trabalho possa repetir amanhã a mesma atividade, sob as mesmas condições de força e saúde. A soma dos meios de subsistência deve ser, portanto,suficiente para mantê-lo no nível de vida normal do trabalhador. As próprias necessidades naturais de alimentação, roupa, aquecimento, habitação etc. variam de acordo com as condições climáticas e de outranatureza de cada país. Demais, a extensão das chamadas necessidades imprescindíveis e o modo de satisfazê-las são produtos históricos e dependem, por isso, de diversos fatores, em grande parte do graude civilização de um país e, particularmente, da condição em que se formou a classe dos trabalhadores livres, com seus hábitos e exigências peculiares.
(Estas duas citações nos mostramque o detentor da força de trabalho – todo ser). Humano – precisa de certa subsistência para conseguir desenvolvê-la. Subsistência esta que é constituída das necessidades básicas, que são...
tracking img