Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gustavo Luiz B. Santos1ELME |

CEFET – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA |
Karl Marx |
E sua visão sobre o capitalismo e as classes sociais |

KARL MARX
Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade e esta sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Deste modo, suas relações deprodução e suas relações sociais fundam todo processo de formação da humanidade. Esta compreensão e concepção do homem é radicalmente revolucionária, pois é a partir dela que Marx irá identificar a alienação do trabalho como a alienação fundante das demais.
Sua principal preocupação fora o estudo das relações socioeconômicas e políticas e seu desenvolvimento no processo histórico. O ponto departida da história, para Marx, é a existência de seres humanos reais que vivem em sociedade e estabelecem relações. Para ele a essência do homem é o conjunto das relações sociais. Assim, a corporeidade natural é uma condição necessária, mas não suficiente. A humanização do ser biológico e específico só se dá dentro da sociedade. Para Marx, o homem não é algo dado, acabado. Ele é processo, ou seja,torna-se homem.
O que o ser humano é coincide com “o que” e “como” ele produz. Ao contrário de Hegel, em Marx, a vida concreta e real que determina a consciência.
Karl Marx demonstra que nos diferentes períodos históricos o processo produtivo sempre foi organizado com base na exploração de uma classe sobre a outra. Por esse motivo Marx cunhou uma frase que se tornou famosa: “A história da humanidadeé a história da luta de classes”.
O processo de extração da mais-valia que foi descrito por Marx no princípio do capitalismo se dá da mesma maneira atualmente. O trabalho do proletário (mão-de-obra assalariada) engrossa o lucro da burguesia (industriais que investem na produção) à medida que o trabalhador nunca ganha o salário condizente com a sua produtividade, os salários são sempre mantidoso mais baixo possível. Uma forma de manter os salários baixos é a existência do desemprego e a tecnologia que gradativamente vai tomando conta dos processos produtivos, desta maneira há sempre mais profissionais procurando emprego do que cargos à disposição.
Karl Marx desenvolveu conceitos importantes como ideologia, concebida como um sistema de inversão da realidade, em que as ideais da classedominante aparecem como as ideias dominantes de uma época. Para ele, a ideologia burguesa tem como objetivo fazer com que as pessoas não percebam que a sociedade é dividida em classes sociais, atuando para a manutenção das estruturas sociais.
Desenvolveu o conceito de alienação que faz com que o trabalhador perca a consciência da sua realidade concreta, não se percebendo como o verdadeiroprodutor das riquezas. O trabalhador passa a ser controlado externamente, pelo seu patrão, que determina o seu salário, a sua jornada. A alienação política, que significa que o trabalhador não se vê como agente capaz de intervir nos rumos políticos da sociedade.
Conceitos como ideologia e alienação possibilitam a compreensão das razões pelas quais os oprimidos não se rebelam contra o sistema, pois osistema de dominação é “introduzido” em suas cabeças, que passam a ver com naturalidade a desigualdade e a opressão, dificultando os processos de transformação social.
Segundo Marx, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana e para acabar com isso a classe trabalhadora deveria unir-se aniquilando de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, intensificavaas diferenças sociais.

DESIGUALDADE SOCIAL
A história da humanidade mostra-nos que, a partir do momento em que a sociedade saiu de uma produção de subsistência para uma produção de excedentes em grande escala surgiram as desigualdades sociais, as quais perduram até hoje nas sociedades contemporâneas, sejam essas ocidentais, sejam orientais, sejam capitalistas, sejam socialistas. O que...
tracking img