Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ...
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE DIREITO

IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO DE KARL MARX



Goiânia
2011

IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO DE KARL MARX


Projeto apresentado à Disciplina de Introdução aos Pensamentos Filosóficos do curso de Direito da Universidade... como trabalho exigido para a VT.

Orientador: Prof.

Goiânia
2011

SUMÁRIOINTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------- ----- Pagina 4
OBJETIVO --------------------------------------------------------------------------------------Pagina 5
METODOLOGIA------------------------------------------------------------------------------ Pagina 5
CAP.1.0 TERMOS BIOGRÁFICOS----------------------------------------------------- --- Pagina 6
CAP.2.0 A FILOSOFIA DEMARX--------------------------------------------------------- Pagina 6
CAP.3.0 A IDEOLOGIA SEGUNDO MARX---------------------------------------------- Pagina 6
CAP.4.0 A ALIENAÇÃO SEGUNDO MARX--------------------------------------------- Pagina 7
CAP.4.1 AS TRES FORMAS DE ALIENAÇÃO SOCIAL-------------------------------- Pagina 8CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------- Pagina 9
BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------------------ Pagina 10

INTRODUÇÃO

Karl Marx faz uma profunda analise da sociedade, através de sua vivencia durante o processo da Revolução Industrial. Segundo ele as relações inter-sociais são baseadas no materialismo. A partir desse ponto de vista que ele afirma “tudo e mercadoria”, ouseja, as relações pessoais estão diretamente ligadas ao consumo. A essas relações ele deu nome de Alienação.
Para Marx o conceito de IDEOLOGIA serve para designar um sistema de idéias apontadas para desconhecer sua relação como o real, ou seja, ideologia é um conjunto de idéias, normas, valores, pensamentos baseados na lógica buscando a orientação do sujeito em sua vida. À partir dele, a palavrapassou a ser usada em um cenário político mais amplo. A função da ideologia é esconder as divisões sociais e políticas dando a aparência de que os seres humanos são diferentes naturalmente em sua essência. Ele via também o conceito de ideologia como consciências separadas de proletários e burgueses.

A finalidade da ideologia é fazer que todas as classes sociais aceitem seu modo de vida, demodo natural, correto e justo, sem levar em conta que há uma contradição profundas entre as condições reais em que vivemos e as ideais.

Marx destacou também o conceito de alienação, analisando a sociedade através de três repartições criadas por ele: A alienação social, econômica e intelectual.

1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é destacar a Ideologia e a Alienação de Karl Marx,visando demonstrar o impacto político e social que este causou na época da Revolução Industrial.

2. METODOLOGIA

Utilizamos de materiais lançados na internet, e de livros que traziam o conteúdo teórico e informativo sobre Karl Marx, baseando nossos conhecimentos nesses trabalhos e criando nosso conceito próprio sobre o assunto.

CAP.1.0 Termos Biográficos:

Karl Marx (1818-1893) foi umgrande sociólogo, economista e filosofo alemão, nasceu em Trier, estudou na Universidade de Berlim e formou-se em Iena com a tese Sobre as Diferenças da Filosofia da Natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1864 foi co-fundador da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS OPERARIOS, logo em seguida publicou sua principal obra O CAPITAL, livro principalmente econômico que se baseia dos estudos no BRISTISH MUSEUM,retratando a teoria do valor e da acumulação.

Em 1844 conheceu Friedrich Engels, juntos escreveram a SAGRADA FAMILIA e a IDEOLOGIA ALEMÃ. Depois deste Marx publicou varias obras que revolucionaram o cenário político da época.

Marx foi ignorado ou mal compreendido até mesmo pelos seus seguidores. Contudo, muitas das ciências sociais têm sido influenciadas pelas suas teorias. Muitos dos...
tracking img