Ultima teoria de fermat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice.

- Introdução

- Biografia (01)

- Ultima teoria de fermat (01,02)

- Explicação da teoria de fermat (03)

- Historia de fermat (03,04,05)

- conclusão

- Bibliografia





Introdução


Pierre Fermat foi considerado Um dos 100 maiores matemáticos da humanidade.
Em toda a sua história, o francês é conhecido por ser o introdutor da Geometria Analítica e tambémpelos seus cálculos, que descobriam a área de parábolas e hipérboles e que determinavam o centro de massa de vários corpos. Entre as suas principais contribuições estão a Teoria da Probabilidade e a Teoria dos Números.










01

Biografia


(Beaumont, França, 1601 -. Castres id, 1665) matemático francês. Pouco se sabe de sua vida cedo, exceto que ele estudou direito,possivelmente em Toulouse e Bordeaux. Interessado em matemática, em 1629 dirigiu-se à tarefa de reconstruir perdeu algumas demonstrações dos Apolônio matemático grego sobre loci, para este fim desenvolver, contemporânea e independente de René Descartes , um método algébrico para abordar as questões de geometria através um sistema de coordenadas.
Ele também projetou um algoritmo de diferenciação pelo qualpoderia determinar os valores máximo e mínimo de uma curva polinomial, além de traçar as tangentes correspondentes, todas as conquistas que abriram caminho para o desenvolvimento do cálculo por Newton e Leibniz . Depois de assumir corretamente que, quando a luz viaja em um meio mais denso diminui sua velocidade, mostrou que o caminho de um raio de luz entre dois pontos é sempre o que custa menostempo a pé, de que o princípio que leva o seu nome, são deduzidos as leis da reflexão e refração. Em 1654, como resultado de uma longa correspondência, desenvolvido com Blaise Pascal os princípios da teoria das probabilidades.
Outra área que foi feito excelentes contribuições para a teoria dos números, em que ele se interessou depois de consultar uma edição da Aritmética de Diofanto, precisamente namargem de uma página de edição que foi onde ele marcou o famoso teorema que leva seu nome e que levaria mais de três séculos provado. De seu trabalho no campo pode ser derivado resultados importantes relacionados com as propriedades de números primos, muitas das quais foram expressas sob a forma de simples proposições e teoremas.
Ele também desenvolveu um engenhoso método de prova de que elechamou de "descida do infinito.” Extremamente prolífico, seus deveres profissionais e sua maneira particular de trabalhar (acaba de publicar um trabalho científico na vida) reduziu muito o impacto de seu trabalho.

Ultima teoria de Fermat

Esta anotação foi descoberta pelo seu filho alguns anos após sua morte, e junto a outros comentários de Fermat, foram publicados numa edição comentada dolivro em questão.
A partir disso, o teorema virou objeto de estudo de diversos estudiosos ao longo dos anos, que tentaram através de diversas abordagens desenvolverem uma demonstração que provasse o teorema.
Muitos matemáticos conseguiram provar o teorema para casos específicos, inclusive uma demonstração de Fermat para n=4 foi encontrada. Entre os mais famosos, podem ser citados nosrespectivos anos: Leonhard Euler (1770), Peter Barlow (1811), Peter Dirichlet (1825), Gabriel Lamé (1839, 1847, 1865), Peter Guthrie Tait (1872), Carl Gauss (1875, póstuma), entre outros. Outros matemáticos fizeram avanços de formas diferentes, como Sophie Germain, Ernst Kummer e Louis Mordell. No século 20, ainda foram
feitas abordagens computacionais buscando provar o teorema em faixas específicas denúmeros.
Muitos prêmios foram oferecidos para quem vencesse o desafio, porém o maior surgiu em 1908. Um prêmio de $100.000 marcos foi oferecido pelo professor Paul Wolfskhel à pessoa que conseguisse obter uma demonstração válida para o teorema. Isto foi mais um grande incentivador para que os matemáticos da época se dedicassem ao problema.
O Último Teorema de Fermat foi enfim demonstrado apenas...
tracking img