Uhsh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A pretensão principal do ésquillo ao escrever oresteia foi justamente tentar arrumar uma espécie de conciliação entre o cidadãos de Atenas. Estes cidadãos estavam em conflito em razão do sistemademocrático vigente. Desse modo, ele a cria pra mostrar que assim como aquela ideia de justiça privada, interesse privado, tinha sido superada, o embate em torno do sistema democrático também poderia sersuperado pelo cidadão ateniense, tendo assim uma finalidade pedagógica, mostrar que aquilo que aconteceu com o orestes, aquilo que aconteceu na casa de Agamenon, deveria ser um modelo de códigopolitico acessível e seguido pela cidade de um modo em geral. Justamente por isso que a ultima parte da oresteia se passa em atenas e não mais em argus, já que em argus se mostra o talião como ideia dejustiça, e em atenas se mostra a ideia de justiça publica.
Segunda coisa importante apontada é sobre a temática religiosa que é a problemática da conciliação entre os antigos e novos deuses que vãoaparecer dentro da oresteia. Os antigos deuses são representados pelas erineas e são aqueles que protegem a concepção privada de justiça, ou seja, a lei do talião. Ao longo do texto as erineas querem queessa concepção de justiça seja efetivada, no entanto os novos deuses, atena e apollo, querem uma mudança tanto nessa concepção religiosa como na de justiça, e vão assim propor (e conseguir) que essanova concepção seja inclusa na concepção de moralidade do cidadão. Em todo momento foi claro que não existe um abandono nem da antiga concepção de justiça nem dos antigos deuses, o que acontece é umatransformação, tanto é verdade que Atenas não bane as erineas e sim as convida para fazer parte da nova concepção do que é justo. A ideia é de reaproveitamento das antigas crenças.
Assim como não haum abandono da ideia de justiça talionica, justiça dependendo da forca e da vingança, a oresteia mostra que o uso da forca e da vingança continua existindo, mas passa a ser controlada e monopólio do...
tracking img