Hiperdia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 APRESENTAÇÃO

O HIPERDIA é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
Além docadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo em que, em médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o consequente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.
Plano deReorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus visa o estabelecimento de diretrizes voltadas para o aumento da prevenção, detecção, tratamento e controle desses agravos, no âmbito da atenção básica do Sistema Único de Saúde - SUS.
Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dosserviços correspondentes e dá outras providências.
No Posto de Saúde do bairro Cruzeiro na cidade de São Bento do Sul - SC, inaugurado em 2001, são oferecidos diversos atendimentos como de médicos especialista Clínico Geral e Pediatra. Entre os serviços prestados a comunidade há o programa Hiperdia. No qual será o foco do projeto.
A instituição ESF (Estratégia Saúde da Família), mais conhecida pelacomunidade como: Posto de Saúde do Cruzeiro, seus usuários tem condições sócias econômicas em escala de nível baixo e médio. Sua estrutura possui: três salas médicas, duas salas de triagem, uma sala de curativo, uma sala de esterilização, uma sala de odontológica, uma sala de nebulização e recuperação, uma sala de expurgo, uma sala de epidemiologia, cinco banheiros, duas salas de espera, duas salade enfermagem, uma sala de reuniões, uma farmácia, uma sala de recepção, uma cozinha.
Os pacientes ao se consultarem no posto e passarem pela pré-consulta onde são pesados, a pressão verificada e acusar que a mesma estiver elevada já é marcada uma nova consulta médica com monitoramento durante 15 dias na qual a pressão é verificada sempre e se diagnosticado que a mesma ainda estiver elevada éprescrita uma medicação contínua. A partir daí o paciente é cadastrado no programa, e todo mês precisa verificar a pressão e o peso, e cada seis meses a circunferência da cintura é medida para então ela permanecer nesse programa.
Quanto aos pacientes que somente são diabéticos e passam pela consulta médica, onde são solicitados exames laboratoriais e se o resultado não for normal é feito o teste deHGT (hemoglicoteste) uma ou duas vezes por semana, se alterado o paciente começa fazer uso continuo de medicação prescrita pelo medico responsável pelas consultas.

Os usuários hipertensos e diabéticos do programa HIPERDIA também fazem o exame de HGT (hemoglicoteste) para acompanhamento toda vez que for pegar a medicação, para fazer a manutenção do cadastro mensalmente.
Hoje estão cadastradosno programa HIPERDIA do bairro:
HIPERTENSOS 409
DIABETICOS 213

A faixa etária dos hipertensos é de 20 anos para cima, e diabéticos a partir de 11 anos de idade. Raros os casos de crianças.
Os principais profissionais atuando frente o programa HIPERDIA neste posto são os integrantes da enfermagem e os agentes comunitários, que realizam cadastros e atendimento aos pacientes.
A unidade temuma praça publica em frente ao posto para a realização de exercícios físicos, com aparelhos de ginástica e musculação.
O posto atende a outros programas alem do Hiperdia, entre eles puericultura, pré-natal, saúde mental (psiquiatria) entre outros. Como a hipertensão e a diabetes são as principais doenças ocasionadoras de infarto e de derrame, através dos dados do HIIPERDIA e da instituição...
tracking img