Ufop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Analise as principais características do PAEG para o processo de fortalecimento da economia brasileira no período militar.
Solução:

Diante de um cenário pós-crise do golpe militar de 64 acarretando queda importante dos investimentos e da taxa de crescimento da renda brasileira; era consenso a necessidade de reformas institucionais que formassem um quadro favorável à retomada dosinvestimentos. Vistas a resolver problemas econômicos vigorou no período de 1964 a 1966. O governo Castelo Branco lança (PAEG - Plano de Ação Econômica do Governo) . Os objetivos assentados pelo PAEG eram: acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico, conter o processo inflacionário, atenuar os desequilíbrios setoriais e regionais, aumentar o investimento e com isso o emprego e corrigir a tendência aodesequilíbrio externo.
As principais medidas instituídas pelo PAEG foram: a reforma tributária, a reforma monetária e financeira e a reforma do setor externo.
Castelo Branco considerava que a inflação se originava no excesso de demanda. E que o controle inflacionário e a inflação seriam pré-condições para a retomada do desenvolvimento.
O plano econômico antecipava uma política monetáriarestritiva e a busca por um menor déficit público. Assim a inflação devia ser controlada diminuindo a emissão de papel moeda, assim como o crédito.
Assumiu-se um luta gradual à inflação. Além, adotar um sistema de desvalorizações cambias progressivas como forma de equilibrar a balança de pagamentos.
Como resultado da retração nas taxas de crescimento econômico, a inflação realmente declinou.
Asprincipais medidas estabilizadoras do PAEG:

• Redução do déficit público: O PAEG introduziu novas formas de financiamento do estado e aumentou as tarifas públicas.
• Restrição do crédito e aperto monetário - O PAEG aumentou as taxas de juros e melhorou os mecanismos de controle.
• Política salarial – Incentivou um severo arrocho salarial.

2. Descreva as principais características daeconomia brasileira durante o chamado "milagre" brasileiro.

A explosão de crescimento econômico, ocorrido entre 1968 e 1973, ficou conhecido como "Milagre Econômico". Este período impôs um equilíbrio político, e conseguiu voltar a atrair recursos oriundos do exterior. Esses recursos passaram a chegar ao Brasil beneficiando as empresas privadas, estatais e multinacionais..
Nesse período,desenvolveram empresas privadas brasileiras cuja particularidade era a pequena demanda de capital acompanhada de grande demanda por mão-de-obra. Por outro lado, as empresas multinacionais tinham suas atividades focadas no setor de capital, isto é, forte demanda de capital e pouca demanda de mão-de-obra. As empresas estatais investiram seus recursos em armas, energia e telecomunicação.
.
Com abundância dematéria prima e baixo custo da mão de obra, as empresas multinacionais que aqui se instalaram foram bastante beneficiadas. O governo mantinha os salários sempre baixos e quaisquer manifestações em busca de melhoria salarial eram freadas de forma violenta.
Para concretizar o crescimento rápido buscava-se expansão de mercado interno e externo. A produção não deveria ser absorvida apenas pelosbrasileiros, mas também pelos EUA e países da Europa. Mas, ao lado da euforia das classes privilegiadas que tiveram seu poder aquisitivo ampliado, existia um outro Brasil, que não era beneficiado por esse milagre

No governo do presidente Médici foi inserida no Brasil uma política de crescimento econômico por Antônio Delfim Netto. Essa política, que visava o crescimento rápido, dependia dofinanciamento externo.
O “milagre” continuou até a chegada da crise mundial do petróleo, em 1973. Segundo o próprio Delfin Netto, o presidente Ernesto Geisel (1974 a 1979) insistiu em continuar com seus projetos de desenvolvimento. Assim, ele permitiu que a dívida externa atingisse patamares altíssimos. Seu legado econômico, levou o país a um processo de recessão econômica e inflação que atingiu...
tracking img