relatorio ufop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
REAÇÕES QUIMICAS

OBJETIVO: Foram realizadas atividades práticas de reações químicas no qual utilizou alguns elementos como: enxofre, sódio, magnésio e cobre, com a intenção de verificar algumas reações podendo comprovar através de características fundamentais, como a alta reatividade do íon sódio ao ser colocado em meio aquoso, algumas reações de combustão e oxidação.
INTRODUÇÃO: Umareação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na Inter conversão entre dois tipos de isômeros.
Uma reação muito comum é a que envolve substâncias inorgânicas tais como: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos.Uma das muito utilizadas e observadas é a reação de neutralização podendo ser total ou parcial no qual envolve um ácido e uma base e os seus respectivos produtos serão teoricamente um sal e uma água.
A prática realizada, reações químicas, ressalta observar as características fundamentais de algumas reações podendo comprovar pela formação de óxidos ácidos, óxidos básicos, alta reatividade do sódio ealgumas reações de combustão e oxidação tais como: queima do enxofre e do magnésio.
PARTE EXPERIMENTAL
Nos seguintes experimentos foram utilizados os instrumentos:
Bico de Bansen
2 tubos de ensaio
Suporte para tubo
Pinça metálica
Pinça de madeira
Palito
Cadinho
Tubo de vidro
Garra
Béquer grande
Foram utilizados os seguintes materiais: KClO3, MnO2, fita de magnésio, água destilada,fenolftaleína, sódio solido, BaO2, H2SO4 e KMnO4.
EXPERIMENTO 1: REAÇÃO DE DECOMPOSIÇÃO:
Primeiro acendeu-se o bico de bansen. Em seguida, segurou-se o tubo de ensaio, onde continha certa quantidade de KClO3 e MnO2, com a pinça de madeira e levou-o para ser aquecido na chama do bico de bansen. Depois colocou-se o palito em brasa dentro do tubo de ensaio, que estava sendo aquecido, everificou-se que o gás liberado na extremidade do tubo provocava uma combustão.
EXPERIMENTO 2: REAÇÃO DE SÍNTESE:
Observou-se um pedaço de fita de magnésio de cerca de 2,0cm de comprimento. Depois, anotaram-se as suas características físicas (fita cinza com pintas pretas- má qualidade). Logo em seguida, segurou-se a fita por uma extremidade com o auxilio de uma pinça metálica e aqueceu-se a outraextremidade na chama do bico de bansen. Observou-se o inicio de uma reação e logo em seguida removeu-se o conjunto da chama lançando-o de uma altura significativa no cadinho. Após, notou-se uma coloração branca, portanto Mg sólido.
EXPERIMENTO 3: REAÇÃO DE DESLOCAMENTO SIMPLES OU TROCA SIMPLES:
Colocou-se em um béquer grande, de um litro de capacidade, um pouco de fenolftaleína e acrescentou-se águadestilada ate preencher 2/3 de seu volume. Fixou-se a um suporte, um tubo de vidro resistente com aproximadamente 4,0cm do seu comprimento emerso na água. Pegou-se um pequeno fragmento de sódio sólido (com a coloração de cinza e cor de terra) e lançou no interior do tubo. Com o inicio da reação, acendeu-se um palito de fosforo e sua chama entrou em contato com o gás da reação.
Obs.: utilizou-se estetipo de béquer para que pudesse desempenhar o papel de refrigerador, não deixando que o sistema aquecesse.
EXPERIMENTO 4: REAÇÃO E DESLOCAMENTO DUPLO OU TROCA DUPLA:
Em um tubo de ensaio com certa quantidade de BaO2, acrescentou-se algumas gotas de solução de H2SO4 1,0mol/L e agitou-se. Em seguida, verificou-se o processo. Processada a reação, adicionou-se lentamente gotas de solução de KMnO40,01mol/L e agitou-se. Em seguida verificou-se a presença de um dos produtos formado.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EXPERIMENTAIS E DISCUSSÕES
EXPERIMENTO 1:
O palito com a brasa pegou fogo quando entrou em contato com o gás liberado dentro do tubo de ensaio.
KClO3 → KCl + 3/2 O2.
O clorato de potássio foi aquecido, decompondo-se em cloreto de potássio mais oxigênio.
EXPERIMENTO 2:
A fita...
tracking img