Uff-exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 2 - GESTÃO

Objetivos da Unidade:
➢ Transmitir conceitos e noções sobre gestão empresarial, valor econômico da empresa e processo decisório.

1. Gestão empresarial
1. Gestão operacional
2. Gestão financeira
3. Gestão econômica
2. Valor econômico da empresa
3. Processo de gestão ou processo decisório
1. Planejamento
2. Execução
3. Controle

1. GESTÃOEMPRESARIAL

A palavra gestão deriva do latim gestione, que quer dizer ato de gerir, gerência, administração. Portanto, gestão e administração são sinônimos.

“Administração se refere ao campo das atividades humanas que tem como finalidade principal a coordenação em grupo para o desempenho de funções de planejamento, organização, direção e controle em relação a certos fatores básicos, através deesforços motivacionais apropriados, de maneira que os vários objetivos do grupo e dos indivíduos que dele fazem parte, sejam atingidos num grau ótimo com eficiência ótima” (José Domingues Fernandez).
“Administração é o processo universal de completar eficientemente atividades, com e através de outras pessoas” (Stephen Robbins).
Portanto, gerir é fazer as coisas acontecerem. A pessoa que faz agerência é quem toma as decisões para que as coisas aconteçam de tal forma que a empresa atinja seus objetivos.
Modelo de gestão
• “É a representação abstrata e simplificada de objetos, sistemas, processos ou eventos reais (Masayuki Nakagawa).
• “É o conjunto de princípios, estabelecidos pela alta administração, de como a empresa deve ser gerida” (Catelli).
Entende-se, assim, modelo degestão como sendo a representação abstrata, por meio de idéias, valores e crenças, expressas ou não por meio de normas e regras que orientam o processo administrativo da empresa. O modelo de gestão envolve: objetivos, princípios organizacionais, princípios de delegação de poder e princípios de avaliação de desempenho.
⇨ Princípios organizacionais – Regras que definem a estruturação, a divisão dotrabalho e as relações de mando e subordinação.
⇨ Princípios de delegação de poder – Regras que definem a atribuição de tarefas e de poder para sua execução, bem como a responsabilidade pelos resultados.
⇨ Princípios de avaliação de desempenho – Regras que estipulam como devem ser avaliados os desempenhos das áreas.
O modelo de gestão ideal deve ter um processo de gestão (planejamento,execução e controle) dinâmico, flexível e oportuno, isto é adaptável às mudanças, com estilo participativo, voltado para a eficácia empresarial.
A gestão empresarial pode ser dividida em três grandes vertentes:
• Gestão operacional
• Gestão financeira
• Gestão econômica

2.1.1 GESTÃO OPERACIONAL
A gestão operacional está disseminada por todas as áreas de atividade da empresa,quer sejam de produção ou de logística, tais como: recursos humanos, produção, vendas, compras, finanças, manutenção, etc. Ela está voltada para a execução dos trabalhos da forma mais eficiente e racional possível. Preocupa-se mais com o modus operandi de cada área da empresa.
2.1.2 GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira enfatiza os problemas de caixa e liquidez da empresa. Trata-se daadministração do dinheiro e das reivindicações monetárias. Tem, basicamente, as seguintes funções:
a) A aquisição dos fundos de que a empresa/área precisa para operar;
b) A distribuição eficiente desses fundos entre os vários usos.
A maioria das empresas dispõe de várias fontes potenciais de recursos. Cabe à gestão financeira obter os recursos financeiros nos termos mais favoráveis possíveis. Uma vezadquiridos, os fundos precisam ser usados eficientemente.
A administração financeira tem um objetivo no qual a decisão deve basear-se, e esse objetivo não pode estar dissociado do objetivo da empresa como um todo. O dinheiro é eficientemente empregado quando melhor contribuir para o atingimento do objetivo da empresa.

3. GESTÃO ECONÔMICA
A gestão econômica é o conjunto de decisões e ações...
tracking img