Ufabc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício individual com base no texto “Ciência e ideologia”, de Fourez, G. (cap. 7):

Existe relação entre ciência e ideologia? Justifique.

Existe sim uma relação entre ambos. A Ciência podeser usada para fazer uma crítica da ideologia, evidenciando seus pontos de vista, origens e critérios subjacentes dos discursos ideológicos. Ao longo dos últimos séculos a ciência vem sendo usada comoum instrumento extremamente poderoso para refutar ideologias. Traçando testes pontuais contesta o abuso do saber de muitos discursos ideológicos, sendo eles religiosos, éticos, políticos, dentreoutros.
Porém a própria ciência não consegue responder de maneira universal e trazer uma verdade global para substituir os discursos meramente ideológicos e nisso decepciona a quem imaginava obter pelaciência uma luz absoluta.
Muitos discursos ideológicos têm apenas uma ‘tradução’ no campo científico, determinando o contexto, direcionando pontos de vista e usando a ciência como confirmação para certoenfoque ideológico, dando nova roupagem com traduções científicas ainda ideológicas, adotando uma ruptura epistemológica e adotando um paradigma.
A ciência só é útil se atinge o cotidiano e mascara adistância entre o que visa à representação ideológica global e o conceito científico particular que a traduz, por isso é sempre um discurso ideológico, seja ele de primeiro grau: mostrando-se comohistoricamente construído e exibindo seus limites; ou de segundo grau: suprimindo vestígios de sua construção com uma noção objetiva e eterna.
A ciência é de primeiro grau quando se trata de umatecnologia intelectual relativa e historicamente determinada, e de segundo grau quando se coloca como uma resposta aos problemas colocados por nós, sendo eterna, objetiva e neutra.
O perigo maior daciência usada como ideologia é o de que em dado momento a ciência pode perder seu caráter construtor de testes, formador de criticas pontuais e proposições ideológicas, passando a traduzir a questão...
tracking img