Ubba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO CENECISTA Dr. JULIO CESAR RIBEIRO NEVES
DISCIPLINA DE História

Rapa Nui

JOÃO ADAMY
LUIZ EDUARDO FRANCZAK
TURMA 101


CONCÓRDIA – SC
2012

O Rapanui ou Rapa Nui são os habitantes nativospolinésios da Ilha de Páscoa no Oceano Pacífico, pertencente ao Chile.
Hoje, o povo rapa Nui compõe 60% da população da Ilha de Páscoa. Eles falam a idioma Rapa Nui, o idioma local. Foram os possíveisconstrutores das estátuas Moais.
A ilha de Páscoa (em espanhol: Isla de Pascua, em rapa Nui) é denominada Rapa Nui ("ilha grande"), Te pito o te henúa ("umbigo do mundo") e Mata ki te rangi ("olhosfixados no céu") é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico . Está situada a 3 700 km de distância da costa oeste do Chile e constitui a província chilena de Ilha de Páscoa.Sua população em 2002 era de 3 791 habitantes, 3 304 dos quais viviam na capital Hanga Roa. Famosa por suas enormes estátuas de pedra, faz parte da V Região de Valparaíso, pertencente ao Chile.
Moai éo nome que designa as mais de 887 estátuas gigantescas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile. Construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapa Nui.
Os moais, cujas cabeçasostentam "pukaos" - cilindros de pedra vermelha pesando até doze toneladas, possivelmente representando um cocar de penas vermelhas - representam, de modo estilizado, um torso humano masculino de orelhaslongas, sem pernas. Em sua maioria, medem entre 4,5 a 6 metros de comprimento e pesam entre 1 a 27 toneladas. A maior delas, entretanto, tem mais de 20 metros de altura.
Segundo a teoria mais aceitasobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os "Rapa Nui", como uma homenagem aos líderes mortos, o que explicaria o fato de estarem todas de costas para o mar, ou seja, defrente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias.
A Ilha de Páscoa é um dos lugares habitados mais isolados do mundo: são 118 km² de terra no sudoeste do oceano pacífico. O holandês Jacob...
tracking img