Tutorial word

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PINDAMONHANGABA

TUTORIAL WORD 2007

GRUPO WORD

Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, referente a um tutorial sobre a aba “referências” do Microsoft Word 2007

Pindamonhangaba – SP
2011
APRESENTAÇÃO

O Word 2007 faz parte do pacote Microsoft® Office System de 2007, que sucedeu ao Office 2003.

Ao contrário do que aconteceu nopassado, desde que a Microsoft® criou o pacote Office original (em 1990 para a plataforma Macintosh e em 1992 para sistemas operativos Windows), o Office 2007 inclui alterações fundamentais no paradigma da interface gráfica.

Estas alterações justificam-se através de estudos que a Microsoft® realizou e
descobriu que a maioria das novas funcionalidades solicitadas pelos utilizadores já estavamcontempladas nos diferentes módulos do Office (Word, Excel, etc.). Contudo, estavam “escondidas” através de submenus que tornavam a sua utilização difícil.

Assim, e pela primeira vez, a familiar barra de menus e de ferramentas foi substituída por um friso ou Aba (ribbon, em inglês) que agrupa as principais funcionalidades necessárias para uma dada função e que varia de acordo com o contexto domomento.

Mas se esta nova abordagem de comunicação com o utilizador é excelente para quem apenas agora toma contato com os módulos do Office, vai requerer alguma reaprendizagem para quem já estava familiarizado com as aplicações.

Porem, o principal objetivo deste Tutorial consiste em facilitar a utilização da Aba “referências” do Office, neste caso, do Word para a versão 2007.

1.AMBIENTE DE TRABALHO
Partiremos do pré-suposto de que você já tem alguma familiaridade com o Word. Logo abaixo, vamos conhecer o ambiente de trabalho do Word 2007, com alguns itens importantes e que você ira precisar ao longo do desenvolvimento do seu trabalho ou TCC.
1
2

4

3

1. Barra de título
2. Botão do Office
3. Abas (agrupa as antigas barras de menus e ferramentas)
4.Botão de acesso a ajuda

Começaremos então a falar sobre Abas, especificamente sobre a Aba Referências, seus separadores e suas funcionalidades.

Em alguns casos, existe do lado inferior direito do separador, uma pequena área que pode ser clicada, expandindo suas funcionalidades.

A aba referências subdivide-se no que iremos chamar de “separadores” como podemos ver abaixo:

“separador –sumário”
A partir de agora, vamos analisar cada um deles.

2. Separador - Sumário
Criar um sumário automático no Microsoft Word 2007 é mais fácil do que você imagina. Aqui você poderá acompanhar, passo-a-passo, como criar um sumário personalizado para seu trabalho.

2.1 Primeiro de tudo abra o seu texto no Microsoft Word 2007.
2.2 Caso a aba “Início” esteja selecionada, você verá que, nocanto da tela, há um local com separações chamado Estilo. Lá você pode visualizar todos os tipos de título que podem ser utilizados em seu texto para que depois tudo seja adicionado em seu sumário.

2.3 Talvez o processo a seguir seja um pouco mais “chato”, de certa forma. Você precisará classificar o seu texto, com os itens que você deseja que apareçam no sumário. Ou seja, os títulosimportantes como Título, os menos importantes como Título 1, 2 etc.
Para fazer isso, basta selecionar o título dentro de seu documento e clicar no canto da tela na opção desejada, para o tipo de seu título.

2.4 Se você já terminou de classificar os títulos, verá como é muito simples gerar o seu sumário. Clique na aba Referências e depois no botão Sumário. Diversos modelos aparecerão e, bastaescolher o seu modelo e clicar. Pronto! Agora seu sumário já está funcionando.
Observação importante: sempre que você modificar alguma coisa no documento, clique com o botão direito em seu sumário e selecione “Atualizar Campos”. Desta forma, você terá certeza de que os itens estão correspondendo corretamente às páginas. Por isso, assim que você finalizar seu trabalho, a última coisa a ser feita é...
tracking img