Turistas noporto

3197 palavras 13 páginas
asPERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

1

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP) e Aeroporto Sá Carneiro, realizou o estudo do perfil dos turistas que visitam o Porto e/ou o Norte de Portugal e que deixam este destino via Aeroporto do Porto. Os dados foram recolhidos no 1º trimestre de 2011, utilizando um inquérito por entrevista pessoal, aplicado na sala de embarque do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os inquiridos foram seleccionados por conveniência enquanto esperavam pelo voo. Os sujeitos foram préqualificados antes de responder ao questionário, eliminando-se os Residentes e Passageiros em Trânsito. Os turistas foram subdivididos em dois grupos, os que vinham em Lazer/Férias e os que vinham em Negócios/Trabalho. Obtiveram-se 314 e 237 questionários para visitantes em Lazer e Negócios, respectivamente. Apresentamse de seguida os resultados obtidos para estes segmentos.

2

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

Motivo da visita

3

Tal como nos resultados do 4º trimestre de 2010, obteve-se uma preponderância de turistas que visitam o PNP em Lazer. A quota destes turistas é praticamente igual ao valor obtido no 1º trimestre de 2010. Neste trimestre obtém-se como principais motivos de visita para o segmento Lazer, as Férias, seguido da Visita a familiares/amigos, tal como se observou nos dois trimestres anteriores.

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

Motivo da visita

Para o segmento em Negócios o principal motivo da visita são reuniões de negócios/trabalho com um valor de 57,4%, valor semelhante ao dos trimestres anteriores. É de notar, neste trimestre, um aumento dos turistas que se deslocaram para participar em Seminários, Congressos ou Conferências.

Relacionados

  • Turismo cultural em portugal
    1617 palavras | 7 páginas
  • fonfon
    15148 palavras | 61 páginas
  • A Volta ao Mundo em 80 Dias
    48763 palavras | 196 páginas