Turistas noporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
asPERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

1

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP) e Aeroporto Sá Carneiro, realizou o estudo do perfil dos turistas que visitam o Porto e/ou oNorte de Portugal e que deixam este destino via Aeroporto do Porto. Os dados foram recolhidos no 1º trimestre de 2011, utilizando um inquérito por entrevista pessoal, aplicado na sala de embarque do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os inquiridos foram seleccionados por conveniência enquanto esperavam pelo voo. Os sujeitos foram préqualificados antes de responder ao questionário, eliminando-se osResidentes e Passageiros em Trânsito. Os turistas foram subdivididos em dois grupos, os que vinham em Lazer/Férias e os que vinham em Negócios/Trabalho. Obtiveram-se 314 e 237 questionários para visitantes em Lazer e Negócios, respectivamente. Apresentamse de seguida os resultados obtidos para estes segmentos.

2

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011Motivo da visita

3

Tal como nos resultados do 4º trimestre de 2010, obteve-se uma preponderância de turistas que visitam o PNP em Lazer. A quota destes turistas é praticamente igual ao valor obtido no 1º trimestre de 2010. Neste trimestre obtém-se como principais motivos de visita para o segmento Lazer, as Férias, seguido da Visita a familiares/amigos, tal como se observou nos dois trimestresanteriores.

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

Motivo da visita

Para o segmento em Negócios o principal motivo da visita são reuniões de negócios/trabalho com um valor de 57,4%, valor semelhante ao dos trimestres anteriores. É de notar, neste trimestre, um aumento dos turistas que se deslocaram para participar em Seminários, Congressos ou Conferências.4

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

Lazer

Negócios

Relativamente à região onde dormiram, observa-se uma tendência semelhante à dos trimestres de 2010, verificando-se que, neste trimestre, os turistas em Negócios dormiram essencialmente no Grande Porto (73%), enquanto os turistas em Lazer se distribuiriam mais pela Região (os dados indicam que 40%destes turistas dormiram no Norte de Portugal, enquanto no segmento em Negócios este valor diminui para 19%). 5

Quanto ao Concelho onde dormiram no Grande Porto, observa-se uma tendência semelhante aos trimestres anteriores, existindo uma grande concentração de dormidas na cidade do Porto, tanto para turistas em Negócios como em Lazer.

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1ºTRIMESTRE DE 2011

Local onde dormiu no Norte de Portugal – TOP 14

Neste trimestre os locais com maior incidência de dormida no Norte de Portugal, são: Braga, Viana do Castelo, Guimarães, e Póvoa do Varzim. Destaca-se novamente a referência à Régua e a outros Concelhos do Douro.

6

Percentagem do nº de casos válidos

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE2011 Alojamento onde dormiu no Grande Porto Alojamento onde dormiu no Norte

Percentagem de turistas que dormiram no Grande Porto

Percentagem de turistas que dormiram no Norte de Portugal

Os resultados são idênticos aos dos trimestres anteriores, verificando-se que os turistas em Negócios ficam quase exclusivamente em Hotéis e que os turistas em Lazer apesar de preferirem os Hotéis,utilizam também outros tipos de alojamento, em 7 especial a Casa de Família e de amigos, as pensões e residenciais.

Os resultados são semelhantes aos obtidos nos outros trimestres, ficando os turistas em Negócios alojados em Hotéis e os turistas em Lazer em Casa de Familiares e Amigos, Casa Própria e Hotéis.

PERFIL DOS TURISTAS DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL – 1º TRIMESTRE DE 2011

Média do nº...
tracking img