Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agrupamento de escolas de Condeixa-a-Nova

10ºTT
Turismo na “vertigem da propaganda salazarista” [1940-1950]
TIAT- módulo 1
Rute Rodrigues nº15

A política do turismo
O turismo na actividadedo Secretariado da Propaganda Nacional
Entre 1933 e 1940, António Ferro intervém indirectamente no turismo, através de acções como A Aldeia mais Portuguesa de Portugal e as Campanhas do Bom Gosto,ou por acções da secção Externa do Secretaria da Propaganda Nacional. Em 1940, as competências do Conselho Nacional do Turismo que são o reforço desta intervenção. Em 1944, a criação do SNI e da suarepartição do turismo são a expressão institucional de uma orientação que marca a política e os serviços do turismo.

A Aldeia mais Portuguesa de Portugal
Em 1938, o Secretariado da PropagandaNacional, promove o concurso da Aldeia mais Portuguesa de Portugal, ganho por Monsanto.
A sublimação do atraso económico de social do país e sua utilização pela Propaganda Nacional e do regime geramcriticas.
Em 1948, o I Congresso Nacional de Arquitectura defende “que se não consagrem mais aldeias primitivas e menos higiénicas, confundindo estagnação e primitivismo, com tradição e portuguesismo”.Estas criticas ilustram a alternativa á valorização turística de arcaísmos e da sublimação da miséria do povo.

A exposição de Paris
Em 1937, António Ferro é o director da participação dePortugal na exposição de Paris de 1937 cujo o tema é Artes e Técnicas da vida moderna. A Propaganda interna apresenta esta presença como um grande sucesso para a imagem de Portugal.
Ferreira Dias desmente ogrande sucesso da presença portuguesa em Paris e situa a escolha de “Arte Popular” vs “Artes e Técnicas da vida moderna”: é coerente com o privilegiar do Turismo como “simples propaganda turística”em relação ao turismo como actividade económica.

1939: Posto de Propaganda de Vilar Formoso
Em 19 de Novembro de 1939 António Ferro inaugura o “Posto de Propaganda de Vilar Formoso”.

Campanha...
tracking img