Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O turismo é uma atividade secular, que na atualidade assume além da religiosidade questões como apreciação da cultura local e gastronomia. A gastronomia do Brasil, é a mistura de diversas culturas, temperos, e sabores, tendo vários estados os seus atrativos gastronômicos.
A gastronomia e o turismo vêm se destacando e por serem duas economias diferentes, agregadas, estãofazendo o Brasil crescer, e ser conhecido cada vez mais internacionalmente, devido haver muita diversidade de culturas, a comida brasileira está se tornando um novo atrativo turístico para várias cidades.
O turismo gastronômico está ligado à sensação e ao prazer de conhecer e saborear algo novo quando se viaja. Algumas regiões param se promover mais no turismo, lançam roteiros gastronômicospara que os turistas possam estar viajando, conhecendo a cultura, a história e tradições em volta da comida (SEGALA, 2003). O turismo gastronômico, por ser uma realidade, vem ampliando postos de trabalho em restaurantes, bares, lanchonetes, e ambulantes, trazendo uma melhoria na economia local e para a população (CORNER, 2006). Além de atrair pessoas de diversas localidades para participar deeventos gastronômicos, acaba tendo mais um atrativo turístico para cidade.

2. CONCEITOS E DEFINIÇÕES

A gastronomia sempre esteve ligada ao turismo, pois se tornou um atrativo e um produto turístico, atualmente vem sendo cada vez mais explorado esse tipo de turismo em vários locais do mundo.
É muito importante o turismo gastronômico, pois ajuda no crescimento de uma determinada região, ouaté mesmo de um país, como a Alemanha, que é conhecida como a capital da cerveja.
Tem o conceito, de levar o turista para conhecer e desfrutar da cozinha, de um determinado local que pode ser tanto internacional ou nacional.
As motivações que levam os turistas são por busca de prazer e sensação que vem através de saborear uma boa alimentação, dessa forma eles saiam da rotina do dia – a – dia econhece outros sabores da culinária.
É impossível pensar em turismo sem a gastronomia, mesmo que a permanência do local seja curta ou longa, o turista com certeza vai conhecer a culinária daquele determinado local. Qualquer que seja o destino da viagem, o turista sempre precisa da alimentação, essa é a única maneira de conhecer a gastronomia de um determinado local.
Pois é notável que osbrasileiros gostem de viajar para experimentar a culinária de um local, podemos ver que cada lugar tem o seu modo de preparo, ingredientes e sabores.
Alguns lugares para se promoverem hoje, lança para os turistas roteiros gastronômicos, onde o turista viaja conhecendo a cultura, a história e tradição voltada ao tema da gastronomia. Cada vez mais vem ampliando esse tipo de setor no turismo que beneficiarestaurantes, bares e lanchonetes, com isso traz melhorias na economia local e para a população.
O turismo gastronômico favorece o desenvolvimento das empresas ligado ao ramo da alimentação e em todos os setores, gerando novos empregos e melhorando a qualidade de vida nas cidades.
Portanto além de atrair muitos turistas a também outro meio de divulgar o turismo gastronômico, que são os eventosgastronômicos que acontece em vários locais do mundo onde ocorre um encontro entre as culturas, tradições e as culinárias.

3. PERFIL DO VIAJANTE QUE PROCURA O TURISMO GASTRONÔMICO

São pessoas que têm propósito em comum e geralmente se encontram para compartilhar experiências, impressões, idéias, objetivos e metas e informações, mais há também aquele perfil de viajante que busca prazer,lazer, diversão e relações sociais.

4. EXEMPLO DE ROTEIROS TURÍSTICO GASTRONÔMICO

5.1 Roteiros Turísticos no Brasil

Em cada região do Brasil o turismo é desenvolvido de uma maneira, em alguns estados já existem rotas criadas com finalidade de turismo gastronômico como, por exemplo, a Estrada do Sabor localizado na região Sul.
As operadoras turísticas...
tracking img