Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3 APRESENTAÇÃO

O turismo é hoje uma indústria rentável e com grande potencial de crescimento nos países, seja pelo aumento de receitas, do nível de empregos, pelas contribuições para a modernização das sociedade, favorecendo o estabelecimento de estrutura moderna tanto da administração publica como dos setores privado.
No Brasil, tem um incentivo cada vez maior para o crescimento do turismointerno, especialmente enfocando o potencial da região nordestina, possuidora de praias paradisíacas, uma grande reserva urbana de mata atlântica nativa, centros históricos com relíquias importantes no contexto nacional, além de sol a maior parte do ano, comidas e artesanatos típicos e festas pitorescas.

Com o reflexo dessa situação, a atividade turística na cidade de Maragogi- AL, é um poucoestudada e consequentemente pouca explorada, dificultando o potencial turístico que a cidade apresenta.

O município de Maragogi-AL, localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano. Localizado a 125 km de Maceió e 125 km de Recife. Sua economia e baseada no turismo, na pesca e na agricultura.
Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados deAlagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corai transparentes onde os turístasse deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores. No turismo rural, vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo.

Não podemos esquecer-nos das suas ricas diversidade cultural na gastronomia saboreando a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. Entre os eventos locais, destacam-se: o Festival doMarisco, a Abertura do Verão, e o costume religiosos a festa da Emancipação, a de São Benedito (Peroba), a de N. Sra. da Guia (Barra Grande) e a de São Bento, e seus acervos arqueológico, e também a cidade dispõe de uma ótima infra-estrutura hoteleira como dois hoteis mais luxuosos de Alagoas o "Salinas de Maragogi" e o "Miramar Maragogi Resort" e de alimentação suficientes para atender eventosde pequenos e médio porte. Dessa forma, apresenta vocação pra o turismo em vários segmentos.
4
O presente projeto tem como objetivo servir de ponto de partida para o desenvolvimento de um estudo mais aprofundado que contribuirá para a compreensão da situação da atividade turística na cidade de Maragogi- AL. Lá tem o saneamento, porém está defasado a assistência deveria ser contínua.Pois é de grande importância para qualquer cidade um saneamento básico, eficiente e proveitoso para toda população. E se não cuidar os resíduos vão direto para o mar o que acabará poluindo um bem natural. E refletindo nos banhistas e seres vivos que dependem do mar.

E o bem mais precioso de Maragogi são os passeio nas piscinas naturais onde eles preservam muito o meio ambiente. Os turistasaproveitam o máximo, as belezas e os encantos das águas esverdeadas, quase transparentes, recifes coloridos, diversidade de espécies de peixes e a sensação de paz que um mergulho pode proporcionar.
As dicas ecológicas que dão são: Não alimentar os peixes com sobras e outros alimentos humanos prejudica a saúde dos animais; Evite o uso excessivo de filtro solar, óleos e cremes, que prejudicam osanimais marinhos; Mantenha os equipamentos de mergulho próximos ao seu corpo para que eles não destruam os corais; Não pise nem toque nos corais. Além de correr o risco de se machucar, você pode machucá-los também, pois são muito frágeis; Jogue o lixo em local apropriado ou leve-o de volta para a embarcação. Isso pode prejudicar a fauna e flora marinha; Evite o uso de nadadeiras, pois, se movimentadas...
tracking img