Turismo e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

Em 1983, a Assembléia das Nações Unidas encomendou um relatório à comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela PrimeiraMinistra da Noruega, Sra. Brundtland. Sua equipe era composta de 22 autoridades internacionais - ministros de estado, cientistas e diplomatas.

O relatório desta comissão, publicado em abril de1987 - "Nosso Futuro Comum", vem difundindo o conceito de desenvolvimento sustentável, que passou ao uso na linguagem internacional, servindo como eixo central de pesquisas realizadas por organismosmultilaterais e mesmo por grandes empresas.

O conceito desenvolvimento sustentável, no informe em questão, tem três vertentes principais:
- crescimento econômico
- eqüidade social
- equilíbrioecológico

induzindo um "espírito de responsabilidade comum" como processo de mudança no qual a exploração de recursos materiais, os investimentos financeiros e as rotas de desenvolvimento tecnológicodeverão adquirir sentido harmonioso.

O relatório de Brundtland traz a seguinte definição:

"o desenvolvimento sustentável é aquele que responde às necessidades do presente sem comprometer acapacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades"

Esta definição está centrada na sustentabilidade do desenvolvimento econômico e é criticada por vários autores, que insistem quenão se pode pensar nas gerações futuras quando parte da geração atual não atende às suas necessidades básicas.

A sustentabilidade do turismo está entrando na agenda da OMT e dos gestores de destinose assuntos ligados a sustentabilidade estão començando a ter ressonância na percepção do público. O conceito do Destination Scorecard do National Geographic Traveler (2004), que usa 6 indicadores desustentabilidade para fazer um ranking de 115 destinos conhecidos, teve grande repercussão tanto entre os responsáveis pelos destinos e quanto entre os turistas.

A discussão de sustentabilidade...
tracking img