Turismo e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Dilma Nunes de Castro Curso : Tecnologia em gestão de turismo
Turismo e Sociedade
O turismo apresenta-se como uma das principais atividades econômicas do mundo moderno, constituindo comoum objeto especialmente rico para investigação sociológica. O turismo urbano, em particular, desenvolveu de tal forma que as cidades e seus centros históricos, lugares dotados de elevado valorsimbólico, cultural e patrimonial, transformaram-se em um dos grandes destinos de férias.
Devido a sua importância enquanto fenômeno econômico e sociocultural, o turismo começou a merecer uma atençãocientifica mais dedicada por parte da sociologia. Depois da segunda Guerra Mundial, o crescimento das atividades turísticas e o desenvolvimento dos serviços associados a essa atividades, provocada pelaelevação dos níveis de vida e pela alteração dos padrões de consumo, despertaram a atenção sociológica para o campo do lazer e as áreas turísticas passaram então a ser abrangidas pelas novas áreas deinvestigação sociológica. A sociologia do turismo analisa as formas pelas quais o subsistema turístico articula-se com os demais subsistemas sociais, a maneira como estão estruturadas, as diferentesposições sociais e como os diferentes indivíduos desempenham os seus papéis sociais ao ocuparem essas posições.

Karl Marx
Descreve como o motor da sociedade, o processo de lutas de classes, Marxanalisa a sociedade e sua vida através das relações sociais materialistas. Influenciando o modo, o meio e como as pessoas produzem, sendo esta a base para todas as relações. Assim o seu conceito desociedade esta ligada ao modo de produção. Seu método é chamado de materialismo histórico. Marx leva em conta os processos históricos de produção que os homens vivenciam e sua relação dialética, e não ummétodo puramente teórico. Sua abordagem das relações materiais é perceber que a vida que o indivíduo tem é o que ele representa socialmente, e esta sua vida, coincide com a sua produção e forma como...
tracking img