Turismo de eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Flora Amazon Eventos




INTRODUÇÃO


O Turismo de Eventos tem elevada importância para uma cidade ou região, para o país como um todo, com vasto campo ainda a ser explorado. O turismo incentiva o desenvolvimento socioeconômico local, contribuindo para geração de empregos, rendas e criação de infra-estrutura que beneficia não só o turista, como a população da cidade.

Em um momento queé necessário contornar os efeitos da "alta e baixa estação", visando fomentar o turismo em diferentes épocas do ano, para existir um maior equilíbrio da demanda, o Turismo de Eventos apresenta-se como uma solução ideal para os destinos turísticos. Isso porque os promotores realizam seus eventos em época de baixa temporada, quando encontram facilidades em reunir um número significativo departicipantes, ao mesmo tempo em que possuem vários locais dispostos a sediá-los. O turista não depende de férias para viajar e existem centenas de eventos que acontecem ao longo do ano, sendo possível, ainda, a criação de outros, dependendo do município ou região.

Um evento movimenta um grande número de profissionais durante a sua realização, provocando uma grande movimentação econômica nas cidadessedes. É importante observar que o turista de eventos é motivado por interesses profissionais, mesclando atividades de trabalho e lazer, tornando-se um consumidor com grande potencial de consumo do item diversão. Outro aspecto importante do Turismo de Eventos é o fato do turista retornar depois, com a família, para os locais que mais lhe agradaram.

Os eventos constituem uma das formas maisválidas do dinamizar as estruturas turísticas. Para o turista o uma proposta, um convite de viver o momento em que tudo foi organizado especialmente para ele.
O evento, ao se desenvolver e distribuir os fluxos turísticos estará cumprindo o papel econômico do turismo, aumentando o número de ocupação nos meios de transporte, diminuindo a ociosidade dos meios de hospedagem, movimentando restaurantes, casasde diversões, favorecendo a distribuição de ronda, oportunizando o efeito multiplicador do turismo.
Dentro da oferta de produtos de consumo turístico, o evento apresenta uma vantagem que lhe é intrínseca, o fator diferencial. Cada evento se distingue por suas características particulares e finalidades diferenciadas buscando alguns o campo cultural, outros o campo social ou econômico. Ele étambém o momento em que se todo o resultado da preparação como o trabalho propriamente dito, o ambiente, as pessoas, o momento.
A importância deste trabalho,surgiu da necessidade de dimensionar a importância que o Turismo de Eventos vem tomando,servindo, muitas vezes de alavanca para desenvolvimento do turismo.
É importante destacar que o Turismo de Eventos vem crescendo no mundo, deixando bem claro asua vital colaboração para vinda de mais e mais turistas. Tendo em vista que, normalmente, as pessoas vêm, geralmente, para participar de um evento, mas, ao serem bem recebidas e terem ao seu dispor todas as informações necessárias, voltam depois com suas famílias além de recomendarem a cidade para parentes e amigos.
É inegável a importância que o turismo vem tomando com o passar dos anos, poisdentro das atividades em maior crescimento no mundo, o turismo se destaca pela capacidade de apresentar bons resultados aos investimentos realizados, o que resulta na geração de emprego e renda e a possibilidade dos países que tem potencial natural e histórico-cultural de desenvolverem grandes eventos e negócios visando a oportunidade de entrar e competir no mercado internacional.
O turismo deeventos é parte do turismo que leva em consideração o critério relacionado ao objetivo da atividade turística. É praticado com interesse profissional e cultural por meio de congressos, convenções, simpósios,feiras , encontros culturais, reuniões internacionais, entre outros , e é uma das atividades econômicas que mais crescem no mundo atual.


• Razão para se ter um negócio próprio...
tracking img