Metodologia da pesquisa cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo minimizar os conflitos que aparecem no decorrer da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e na fase de orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Desta forma, nasce esta proposta de diretrizes, para facilitar a comunicação entre professor e aluno do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP.
A apostilafoi preparada por Mara Sueli de Moraes Miguel, professora dessa instituição, na esperança de favorecer uma apresentação dos trabalhos acadêmicos em conformidade com as exigências em vigor no campo universitário e científico. Apresenta uma sistematização das principais normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Monografias.Vale a pena ressaltar que este guia não pretende limitar o conhecimento dos alunos pesquisadores, mas sim oferecer os elementos básicos da metodologia, necessários para a elaboração de uma monografia ou TCC.
A partir da International Standardization Organization (ISO) vários países criaram seus próprios órgãos normativos. A ABNT, além de representante da ISO no Brasil, é responsávelpor adaptar, criar e comercializar as normas nacionais. As normas citadas abaixo foram utilizadas na elaboração das diretrizes:
NBR 6021/2003 – Informação e documentação – Publicação periódica científica impressão – Apresentação;
NBR 6022/2003 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação.
NBR 6023/2002 – Informação edocumentação – Referências – Elaboração;
NBR 6024/2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;
NBR 6027/2003 – Informação e documentação – Sumário – Apresentação;
NBR 6028/2003 – Informação e documentação – Resumos – Apresentação;
NBR 6034/2004 – Informação e documentação – Índice – Apresentação;
NBR 10520/2002– Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
NBR 14724/2005 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação.
NBR 15287/2005 – Informação e documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação.






























1 OBJETIVO


O objetivo deste guia é orientar os alunos dos diversos cursos do CentroUniversitário Nossa Senhora do Patrocínio de Itu/Salto, quanto à padronização dos trabalhos acadêmicos produzidos na Instituição. Nesta apostila, utilizamos exemplos e dicas para um melhor aproveitamento das normas técnicas da ABNT, voltadas para a normalização de trabalhos acadêmicos, buscando sanar as dúvidas, que permeiam os estudantes, ao iniciarem o preparo dos trabalhos.



2 CONCEITOSA Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT-NBR 14724) define Trabalho de Conclusão de Curso como

Documento que representa o resultado de estudo devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que será obrigatoriamente emanado de disciplina, modulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de umorientador.


Salomon (1972, p. 207) define monografia como “tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência”. Sendo assim, a monografia é o estudo por escrito de um só tema, bem delimitado, estudado exaustivamente.

A monografia representa um documento técnico-científico, que porescrito, expõe a reconstrução racional e lógica de um único tema. O autor deve mostrar criatividade quando expõe sua leitura e interpretação do conteúdo tematizado.



3 TRABALHOS ACADÊMICOS


A preparação metódica e planejada de um trabalho acadêmico supõe uma seqüência lógica:
a) Delimitar o tema-problema do trabalho – o tema é o assunto que se deseja desenvolver, observando-se que...
tracking img