Turismo de aventura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 . INTRODUÇÃO

A permanente busca de novos produtos turísticos tem levado a mudanças nas estratégias de planejamento, gestão e promoção do turismo, privilegiando a diversificação da oferta e o surgimento e revigoração dos destinos. É nesse contexto que o Turismo de Aventura vem se consolidando cada vez mais, com o surgimento de empresas e profissionais especializados para aoperação de atividades de aventura.
O ritmo e as condições de vida nos grandes centros urbanos, o excesso de trabalho, o estresse no trafego, a preocupação com a violência, mostra-se apenas como um dos fatores que vem fazendo com que sejam procuradas cada vez mais alternativas para aliviar as tensões, como a prática de esportes radicais, esportes de ação, esportes de aventura e outros tipos deatividades relacionadas principalmente ao contato e integração com a natureza os quais estão inclusos na fatia de mercado do Turismo de Aventura.

Frente à dimensão econômica, às especificidades desse segmento turístico e às inter-relações com outros tipos de turismo, principalmente, quanto à segurança, verificou-se a necessidade de delimitar a sua abrangência conceitual e de definir suascaracterísticas, aspectos e atributos peculiares que lhe conferem identidade. Tais diferenciais se manifestam na diversidade das atividades de aventura que o constitui e na possibilidade de ocorrência em ambientes diversos, de centros urbanos a áreas remotas, em função das especificidades de cada prática.

A dinamicidade e as questões técnicas, mercadológicas e éticas que envolvem o Turismo deAventura apontam a necessidade de referenciais teóricos e abordagens operacionais que orientem etapas e processos para sua estruturação.
Este trabalho faz uma abordagem sobre o tema turismo de aventura e suas diversas modalidades.

2. TURISMO DE AVENTURA
2.1 Conceituação
O conceito de Turismo de Aventura fundamenta-se em aspectos que se
referem à atividade turística e ao território emrelação à motivação do turista,
pressupondo o respeito nas relações institucionais, de mercado, entre os
turistas e com o ambiente. Nesse contexto, define-se que:
Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes
da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não
competitivo.

Embora aparentemente simples, o conceito de Turismo de Aventura traz em si diversostermos que quando não compreendidos integralmente podem levar a errôneos entendimentos relativos ao segmento. Para fins de delimitação do segmento, esclarecem-se os significados dos termos “movimentos turísticos”,“atividades de aventura” e “caráter recreativo e não competitivo”, pois são consideradas expressões fundamentais para a compreensão integral do
conceito.
a) Movimentos turísticos
Sãoentendidos como movimentos turísticos os deslocamentos e estadias que presumem a efetivação de atividades consideradas turísticas. No caso do Turismo de Aventura, são geradas pela realização de atividades de aventura que dão consistência a esse segmento, envolvendo a oferta de serviços, equipamentos e produtos de:

• Hospedagem;
• Alimentação;
• Transporte;
• Recepção e condução de turistas;• Recreação e entretenimento;
• Operação e agenciamento turístico;
• Outras atividades complementares que existem em função do turismo.

b) Atividades de aventura
A palavra aventura, do latim adventura – o que há por vir, remete ao diferente e ao inusitado. Nesse conceito, consideram-se atividades de aventura as experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafios e que
podemproporcionar sensações diversas como liberdade, prazer e superação,
a depender da expectativa, do envolvimento e da experiência do turista além
do nível de dificuldade de cada atividade.

Conforme a norma ABNT NBR 15500 – Turismo de Aventura - Terminologia, define-se atividades de Turismo de Aventura como:

Atividades oferecidas comercialmente, usualmente adaptadas das
atividades de...
tracking img